Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/193
Title: A manipulação do olhar no cinema: o alcance, o controlo e as limitações da câmara em Brave New World, Nineteen Eighty-Four e Fahrenheit 451
Authors: Teresinho, Luís Filipe Cunha
Advisor: Oliveira, Anabela Dinis Branco de
Keywords: Cinema
Televisão
Comportamento social
Influência nos cidadãos
Issue Date: 2008
Abstract: “A Manipulação do Olhar no Cinema: o alcance, o controlo e as limitações da câmara em Brave New World, Nineteen Eighty-Four e Fahrenheit 451” pretende ser uma leitura ampla e crítica sobre o papel dos mass media. Ao longo desta dissertação, analisamos a presença do olhar fílmico, mormente do cinema e da televisão como possíveis meios de vigilância, domínio e de manipulação dos comportamentos dos cidadãos, mediante o estudo de três documentos literários, a saber: Brave New World, Nineteen Eighty-Four e Fahrenheit 451 e, sobretudo as respectivas transposições fílmicas. As obras narram hipotéticas sociedades distópicas governadas por regimes repressivos, que sustentam a sua liderança nos meios de informação e entretenimento. Os regimes servem-se deles, de modo a disseminar a sua ideologia dominante e controlar as reacções e necessidades dos cidadãos, mantendo-os na ignorância da sua condição, numa autêntica redoma de vidro, fazendo-os crer que são felizes. Não obstante, ao longo desta dissertação debateremos as limitações do alcance do olhar fílmico e, sobretudo se o próprio discurso fílmico adopta uma atitude de resistência à imposição do primeiro. Questões ligadas à vigilância indiscreta e à consequente perda de privacidade e liberdade presentes nos documentos literários e fílmicos são também questões recorrentes e largamente debatidas nos nossos dias e que reforçam a pertinência deste projecto.
“A Manipulação do Olhar no Cinema: o alcance, o controlo e as limitações da câmara em Brave New World, Nineteen Eighty-Four e Fahrenheit 451” is a profound and critical analysis on the role of mass media. We will analise three novels: Brave New World, Nineteen Eighty-Four and Fahrenheit 451, and above all their filmic adaptations in order to demonstrate the presence of the cinematic perspective, especially of cinema and television as possible means of surveillance, control and manipulation on citizen’s behaviours. These works depict hypothetical dystopic societies ruled by repressive regimes. The power of these regimes is supplied by the usage of mass media. On one hand, through its usage they find the means to propagate their predominant ideology and to control people’s needs and reactions. On the other hand, they lead people to live in a glass shade, which provides them with a full state of ignorance and the strong belief they are truly happy. Nonetheless, throughout this very same essay we will discuss the limits of the cinematic perspective reach and trying to find out whether the filmic discourse adopts or not an attitude of resistance towards the pervasive cinematic perspective. In the different works we identify issues related to the total surveillance resulting in the loss of privacy and freedom. These issues concern all of us nowadays and supply additional importance to this essay.
Description: Dissertação de Mestrado em Cultura e Literatura Inglesas
URI: http://hdl.handle.net/10348/193
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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