O computador Magalhães na sala de aula novas práticas e processos de aprendizagem

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A actual sociedade da informação e do conhecimento, exige aos professores a tomada de posições esclarecidas e reflexivas no que se refere aos aspectos que condicionam a maneira de ser e de pensar. Desta forma urge que se fomentem atitudes e actuações pedagógicas que rentabilizem as novas potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação. No âmbito da presente dissertação, elaborou-se um estudo que pretende analisar o impacto do Programa e.escolinha na renovação e melhorias das práticas educativas dos professores do Agrupamento de Escolas de Resende, com a utilização pelos alunos de um computador pessoal – ―O Magalhães‖. Na primeira parte do estudo, componente teórica, começámos por abordar a relação entre a Sociedade da Informação e a Escola, seguiu-se uma descrição da tecnologia educativa nas suas múltiplas dimensões e encerramos a parte teórica com uma breve análise à integração das TIC no currículo do 1º ciclo. Na componente empírica foi desenvolvido um plano de intervenção junto do agrupamento de escolas e elaborado um questionário final, com o qual pretendemos averiguar, o nível de integração que os professores fazem dos computadores Magalhães nas suas práticas lectivas. A análise dos dados permitiu-nos concluir que a maioria dos professores, utiliza e valoriza o computador Magalhães na sua prática lectiva, adequou as suas práticas à integração do mesmo e reconhece nos seus alunos um efeito potenciador das aprendizagens favorecendo a melhoria dos resultados escolares. Os principais constrangimentos apontados pelos professores são a falta do acesso sem fios à internet nas suas salas de aula e a falta de apoio técnico para superar as anomalias verificadas no funcionamento dos Magalhães.
Today's information and knowledge society requires teachers to take informed and reflective positions with regard to the aspects that influence the way of being and thinking. Thus it is urgent to promote attitudes and actions to leverage the new pedagogical potential of Information and Communication Technologies. In the context of this dissertation, we prepared a study that seeks to analyze the impact of the program e.escolinha in the renovation and improvement of educational practices of teachers in the Grouping Schools Resende, with the use of a personal computer by the students - "The Magalhães ". In the first part of the study, theoretical dimension, we started to address the relationship between the Information Society and the School, followed by a description of educational technology in its various dimensions and conclude the theoretical part with a brief analysis of the integration of ICT into the curriculum 1st cycle. In the empirical part was developed an intervention plan with the grouping of schools and prepared a final questionnaire, with which we intend to ascertain the level of integration of "Magalhães computers" in the teaching practices. Data analysis allowed us to conclude that most teachers, uses and values the "Magalhães computer" in their teaching, has adapted its practices to the integration of it and recognizes in students a potentiating effect of favoring the improvement of learning outcomes school. The main constraints mentioned by teachers were the lack of wireless Internet in their classrooms and lack of technical assistance to overcome any perceived irregularities in the functioning of Magalhães computer.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação
Palavras-chave
Citação