Aptidão física em crianças e jovens da Escola Básica de S. Torcato - Guimarães

Data
2014-05-26
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Resumo
Objetivo: Analisar a aptidão física de uma amostra representativa dos alunos da Escola Básica de S. Torcato – Guimarães e verificar a evolução ao longo do ano letivo. Metodologia: A amostra foi constituída por 481 alunos (263 sexo masculino e 218 sexo feminino), com idades compreendidas entre os 11 e 17 anos. Os dados associados à aptidão física foram obtidos por intermédio da bateria de testes Fitnessgram: aptidão aeróbia (teste milha), composição corporal (índice de massa corporal e percentagem de massa gorda) e aptidão muscular (abdominais, extensão de braços, extensão de tronco e flexibilidade de ombro). Resultados: No geral, os resultados demonstram diferenças significativas na maioria dos testes motores, com exceção dos testes de composição corporal para o sexo feminino e apenas o índice de massa corporal para o sexo masculino. Os resultados por intervalo de idade evidenciam diferenças estatisticamente significativas para os 11-12 anos nos testes milha, extensão de braços, abdominais e extensão de tronco para o sexo masculino e feminino (p=0,00; p=0,00; p=0,00; p=0,00). Para os 13-15 anos verificam-se diferenças significativas na milha, extensão de braços, abdominais e extensão de tronco para o sexo masculino (p=0,00; p=0,00; p=0,00; p=0,00) e feminino (p=0,00; p=0,00; p=0,02; p=0,00). O sexo masculino apresentou ainda diferenças significativas para os 11-12 e 13-15 anos na percentagem de massa gorda (p=0,03; p=0,05). Para os 16-17 anos verificam-se diferenças estatisticamente significativas no teste flexibilidade de ombro e extensão de tronco para o sexo masculino (p=0,04; p=0,01; p=0,04), e apenas na extensão de tronco para o sexo feminino (p=0,01). Em todos os testes verificaram-se melhorias na prestação motora, à exceção do teste de flexibilidade de ombro, no qual a taxa de sucesso da sua execução diminuiu do pré-teste para o pós-teste. Observa-se ainda uma superioridade do sexo masculino nos teste de força e resistência muscular e aptidão aeróbia enquanto o sexo feminino evidencia superioridade nos testes de flexibilidade. Conclusão: Os resultados sugerem que as duas sessões semanais de Educação Física parecem ser efetivas na melhoria da aptidão física, no entanto, é nos primeiros intervalos de idade, correspondentes aos períodos de maturação e crescimento, que se verificam melhorias exponenciais.
Objective: analiza the phyical aptitude of a representative sample from the students of the ellementary school of S. Torcato - Guimarães, and verify its evolution troughout the school year. Methodology: the sample is composed by 481 students (263 males and 218 females), with ages between 11 and 17. the data was obtained trough the fitnessgram battery test: aerobic aptitude (mile run), body composition (BMI and %BF) and muscular aptitude ( abs, arm extension, extension of the trunk and shoulder flexibility). Results: in general, the results show significant differences in most of the motor tests, with exception on the body composition tests for females and only in the BMI on the males. the results by age show statistically signifficant differences in the 11-12 gap on the mile run, arm extension, abs, and extension of the trunk for both male and female (p=0,00; p=0,00; p=0,00; p=0,00). for the 13-15 gap, differences are shown on the mile run, arm extension, abs and extension of the trunk for the males, (p=0,00; p=0,00; p=0,00; p=0,00) and females (p=0,00; p=0,00; p=0,02; p=0,00). the males revealed significant differences for 11-12 and 13-15 gaps for BF% (p=0,03; p=0,05). for the 16-17 gap, we can verify statistically significant differences on the shoulder flexibility test and the extension of the trunk in the males (p=0,04; p=0,01; p=0,04), and only on the extension of the trunk for the females (p=0,01). in all tests, we verified development in motor skills, except on the shoulder flexibility test, in which the success rate drops from pre test to post test. we can still observe the superiority of the males in the strength, muscular resistance and aerobic aptitude, while the females show superiority in the flexibility tests. Conclusion: the results suggest that two times a week sessions of Physical Education seem effective in the development of physical aptitude, however, it's in the first age gaps, corresponding to the periods of mature and growth, that exponential development is verified.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Aptidão física , Educação física , Crianças , Jovens , Fitnessgram
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