A política e as políticas de educação de adultos em Portugal: transições na era pós-novas oportunidades: perceções de uma equipa técnico-pedagógica

Data
2015-09-09
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Resumo
O presente trabalho de investigação, inscreve‐se na área da Educação de Adultos (EA), tendo como preocupação central analisar as representações de uma equipa técnico-pedagógica de um extinto Centros Novas Oportunidades (CNO), sobre as alterações na problemática do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), após um período marcado pela Iniciativa Novas Oportunidades (INO) e numa época de transição de políticas públicas educativas. A extinção da rede nacional de CNO e a incerteza gerada pela nova rede de Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP) ainda em fase de implementação, gera uma discussão acerca da pertinência desta medida. Este estudo exploratório de natureza qualitativa foi realizado junto de oito “profissionais” da EA de um extinto CNO da região Norte de Portugal, tendo sido utilizada como técnica de recolha de dados a inquirição por entrevista, de forma a analisar as suas perceções e representações sobre as alterações operadas na transição da Iniciativa Novas Oportunidades para o Modelo Vida Ativa. De forma mais concreta procurou-se perceber as suas representações relativamente às: funções dos elementos da equipa técnico-pedagógica do CNO; representações sobre o modelo extinto da INO e seus centros; representações sobre o novo modelo implementado e os CQEP; e perspetivas sobre o futuro da Educação de Adultos. Os resultados obtidos do nosso estudo, através da análise de conteúdo das entrevistas, permitem-nos concluir que, na perspetiva dos entrevistados, a principal diferença entre os dois modelos, reside na importância, no papel e na centralidade do processo de RVCC nas políticas públicas de educação de adultos.
This research work, fits in the area of Adult Education (EA), having with central concern the analyze of the representations of a technical-pedagogical team of an extinct New Opportunities Center (CNO), about the changes in the issue of Recognition, Validation and Certification of Competences (RVCC), after a period marked by the New Opportunities Initiative (INO) and a time of transition from public education policies. The extinction of the national network of CNO and the uncertainty generated by the new network of Centers for Qualification and Training (CQEP) still in the implementation phase, generates a discussion about the relevance of this measure. This exploratory qualitative study was conducted among eight "professional" of EA in an extinct CNO of northern Portugal, having been used as a technique for data collection inquiry by interview, in order to analyze their perceptions and representations of changes operated in the transition from the New Opportunities Initiative for Active Life Model. More concretely we attempted to realize their representations concerning: functions of the elements of technical and pedagogical team of the CNO; representations of extinct model of INO and its centers; representations on the new model and implemented CQEP; and perspectives on the future of Adult Education. The results of our study, through content analyze of interviews, allow us to conclude that in the perspective of the interviewees, the main difference between the two models lies in the importance, the role and centrality of the RVCC process in public policy adult education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação de Adultos
Palavras-chave
Educação de adultos , Equipa técnico-pedagógica , Novas oportunidades , Programa vida ativa
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