Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/502
Title: Gestão Hospitalar e o uso dos Sistemas de Informação: Aplicação ao CHVR-PR
Authors: Lameirão, Sónia Isaura Lela dos Santos
Advisor: Nogueira, Fernanda
Rodrigues, Vitor
Keywords: Gestão
Gestão Hospitalar
Sistemas de Informação
Satisfação Profissional
Issue Date: 2008
Abstract: Com o novo conceito de gestão hospitalar, mais orientado para uma gestão de tipo empresarial, consagrando e consolidando linhas de força de formas inovadoras de gestão, no sentido de optimizarem a sua actividade, deparamo-nos com um novo paradigma, onde parece não haver duvidas que de uma forma geral, o funcionamento adequado das organizações de saúde, passa pelo controle da informação e também por combinar a satisfação dos profissionais de saúde. Nestas organizações, é imprescindível, um Sistema de Informação (SI) automatizado e estruturado, que permita responder às mudanças estruturais necessárias à sua revitalização, melhorando a qualidade do atendimento dos clientes, ao mesmo tempo que optimiza a gestão da informação e, por consequência, a gestão organizacional, além de permitir a integração com outros sistemas de informação externos, ligados à rede de saúde. Estes e outros aspectos, levam-nos a partir para esta investigação com a percepção de que a introdução dos SI no Centro Hospitalar Vila Real – Peso da Régua (CHVR-PR), iriam conduzir a uma melhoria generalizada das práticas da gestão, através de uma maior satisfação de todos os seus profissionais. Esta percepção levou-nos, de imediato, à colocação das seguintes questões inerentes à nossa hipótese de investigação: Estará a satisfação dos profissionais utilizadores do SI do CHVR-PR, relacionada com o seu desempenho no próprio sistema? Ou, será que a satisfação está relacionada com a forma como se deu o processo de implementação do SI hospitalar? Ou ainda, qual a percepção dos utilizadores internos (médicos, enfermeiros e administrativos) sobre o impacto da introdução dos SI na gestão organizacional? Foi a estas e outras questões que tentamos dar resposta, ao longo de toda a nossa investigação. Metodologicamente, começamos por desenvolver um suporte teórico que nos permitisse identificar, analisar, relacionar e melhor compreender a gestão hospitalar tendo por base a utilização de Sistemas de Informação. De seguida, e, com base nos conhecimentos que fomos acumulando, sobre o tema em questão, nos contactos formais e informais que fomos estabelecendo foi, por nós, aplicado um questionário a médicos, enfermeiros e administrativos, do CHVR-PR, utilizadores de um sistema de informação, em períodos diferentes. Para os médicos e administrativos, o questionário foi aplicado entre os meses de Maio e Junho de 2006; para os enfermeiros, o questionário foi aplica- do nos meses de Outubro e Novembro de 2006. Os dados obtidos, foram processados informática- mente, utilizando o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 14. Os resultados obtidos, para além de nos darem a conhecer o percurso pessoal e profissional dos utilizadores do SI e a sua percepção sobre a utilização do mesmo, permitem-nos concluir, que uma maneira geral, os profissionais de saúde, se encontram satisfeitos com a utilização do SI, na medida em que este permite a obtenção de uma maior eficiência organizacional, melhorando a gestão das suas práticas diárias.
With the new concept of hospital management, more guided to an enterprise point of view, consolidating force lines of innovated forms of management, in order to optimise their activity, we face upon a new paradigm, where seems to be no doubts that, in general, de adequate function of health organizations goes through the control of information and the satisfaction of health professionals. In these organizations, it is essential to have an automated and structured information system (IS), which allows coping with the structural changes necessary to their revitalization. Thus, it will improve the quality in patient/client attendance, and at the same time optimize information management, and consequentially organization management, allowing the integration with other external information systems, connected to the health network. These aspects among others lead us to this investigation with the perception that the introduction of an information system in the Hospital Centre of Vila Real – Peso da Régua (CHVR-PR) would conduct to a general improvement of management through a better satisfaction of all their professionals. This perception lead us immediately to ask the following questions: Is the satisfaction of health professionals which use the information system of CHVR-PR associated with the performance of the system itself? Or, is that satisfaction related with how the implementation of the information system took place? Or, yet, which is the perception of the internal users (medical doctors, nurses and administrative staff) about the impact of the introduction of information systems in organization management? In the course of our investigation, we tried to answer these questions, among others. Methodologically, we started to development a theoretically support which allowed to identify, analyse, relate and better understand hospital management, with the utilization of information systems as a support. Next, using that information and the contacts established by us, we applied a written questionnaire to medical doctors, nurses and administrative staff from the CHVR-PR, users of the information system, in different periods. The questionnaire was applied to medical doctors and administrative staff between May and June of 2006 and to the nurses between October and November of 2006. The obtained data were analysed with the programme Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 14. The obtained results, besides giving us the personal and professional course of the information system users and their perception about it, allowed us to conclude that, in general, the health professionals are pleased with the utilization of the information system because it allows a better organizational efficiency, improving the management in a daily basis.
URI: http://hdl.handle.net/10348/502
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:OLD - Dissertações de Mestrado

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