Prática pedagógica e educação em ciência:Relatório de estágio

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório apresentado irá debruçar-se sobre a prática dos estágios que realizei na UDI - Nuclisol Jean Piaget em Vila Real. Este terá como pontos fundamentais, Introdução; Caracterização do contexto; Currículo, Organização da Prática Pedagógica e Avaliação do Processo Educativo, Desenvolvimento e Reflexão da Prática Pedagógica, Reflexão Final e Bibliografia. Inicialmente terá uma introdução onde farei a contextualização do presente relatório bem como o enquadramento dos dois estágios realizados. Na caracterização do contexto da prática, abordarei o meio envolvente fazendo referência à localização da Instituição e a aspectos mais relevantes que a caracterizam, como sejam história, o seu funcionamento global e a sua organização interna. Focarei, ainda, os recursos disponíveis e a sua importância no desenvolvimento do processo de ensino. Num outro ponto tratarei a questão do Currículo nomeadamente, o currículo na Educação Pré-escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, Organização da Prática Pedagógica, Avaliação do Processo Educativo e a Articulação entre os dois contextos procurando clarificar conceitos mobilizados. Ao longo deste relatório explicitarei o Desenvolvimento e Reflexão da Prática Pedagógica nos dois contextos. Serão abordados os seguintes tópicos: Período de Observação: Caracterização do Grupo, Sala/Materiais Educativos, Modelo Pedagógico e Prática da Educadora/Professora Cooperantes e Período da Prática Efectiva onde estão inseridas as descrições e reflexões das práticas pedagógicas realizadas e as respectivas planificações. Terminarei este relatório com uma Reflexão Final acerca dos estágios, da prática e de todo o percurso vivido durante os dois semestres. Será incluída também a bibliografia à qual recorri para a realização deste relatório.
This report will focus on the practice of the stages that I conducted in UDI - Nuclisol Jean Piaget in Vila Real. This will have, as fundamental points, Introduction, Characterization of the context; Curriculum, Organization of Teaching Practice and Evaluation of Educational Process, Development and Reflection of Teaching Practice, Reflection and Final Bibliography. Initially it will have an introduction where I will made the background of this report and the framework of the two stages made. In the characterizing of the practice context, I will discuss the environment with reference to the location of the institution and the most important aspects that characterize it, such as history, its overall functioning and internal organization. It will focus thankfully available resources and their importance in the development of the teaching process. At another point I will approach the question of Curriculum particular curriculum in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, Organization of Teaching Practice and Assessment of Educational Process Relationship between the two contexts as a form of clarify concepts used. Throughout this report I will explain the Development of Teaching Practice and Reflection in the two contexts. This will address the following topics: Observation Period: Characterization Group, Hall / Educational Materials, Teaching and Practice of Model Educator / Teacher and Effective Cooperating Period Practice where they are inserted, descriptions and reflections of pedagogical practices and their arrangements. I will conclude this report with a final reflection on the stages of practice and the entire course lived during the semesters. Also included will be the bibliography of which I resorted to complete this report.
Descrição
Palavras-chave
Citação