Educar para a saúde: perceções dos professores de Educação Física

Data
2014
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Resumo
Nas últimas décadas, temos vindo a assistir ao aumento de problemas de saúde, fruto da evolução tecnológica e da alteração dos hábitos sociais, que se refletem nos estilos de vida adotados pelos indivíduos. No sentido de travar este problema, mobilizaram-se políticas educativas ao nível da escola, através de programas de promoção da educação para a saúde. O presente estudo, pretende compreender e identificar os diferentes pontos de vista sobre a educação para a saúde na escola, a partir da perspetiva dos professores de Educação Física. Nesta preservativa, pretende-se ter conhecimento das perceções dos professores de Educação Física acerca da promoção da saúde através da disciplina de Educação Física e ao mesmo tempo analisar até que ponto a promoção da saúde é uma preocupação presente na sua prática educativa. A amostra é formado por doze professores de Educação Física (7 do género masculino e 5 do género feminino) das escolas públicas, do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, localizadas na ilha Terceira. A metodologia adotada para nossa pesquisa foi a qualitativa. Através de entrevistas semi-estruturadas procedemos à recolha de dados os quais foram posteriormente examinados através de uma análise de conteúdo. As conclusões apontam no sentido de que apesar de existir uma preocupação com o caminho que o estilo de vida das pessoas está a tomar, a realização de uma efetiva educação para a saúde, tem-se manifestado complexa. De fato é preciso que haja uma maior consciencialização de todos os agentes educativos sobre o papel da Educação Física na saúde das crianças e jovens invertendo o sentido do estilo de vida atual. No entanto, as escolhas do professor de Educação Física serão sempre influenciadas direta ou indiretamente pelos outros, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos que os conduzem a comportamentos e atitudes resultantes das relações de interdependência e das relações de poder que estabelece com o seu grupo disciplinar, com a escola, alunos e governo.
In recent decades, we have witnessed an increase in health problems as a result of technological developments and changing social habits, which are reflected in individuals’ lifestyles. In order to stop this problem, educational policies have been implemented at school level by promoting health education programs. From the physical education teacher’s perspective, this study aims to understand and identify the different points of view on health education at school. Thus, it intends to acknowledge the perceptions of physical education teachers’ regarding the promotion of health in the subject of Physical Education and, at the same time, examine to which extent is the promotion of health an actual concern in their educational practice. Our study group was composed of twelve Physical Education teachers (7 males and 5 females), all active in public schools of the 2nd and 3rd cycles of Basic and Secondary Education in the 2013/2014 school year, located in Terceira Island. The methodology adopted for our research was qualitative. The data was collected by employing semi-structured interviews, which were further examined through a content analysis. The conclusions point out that, although there is a concern with the way people’s lifestyle is going, carrying out an effective health education have been manifestly complex. Indeed, it is clear that it is necessary to reverse the trend and alert the public. However, influenced by a number of frequently adverse factors, individuals suffer from the influences which lead to behaviors resulting from social figurations in which they are, of interdependencies that they are subject to and typical power relations of all human relations.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Educação para a saúde , Atividade física , Professores
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