A utilização das tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas de Manaus/Amazonas

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Os percursos metodológicos entre as áreas de comunicação e educação vêm sendo trilhados há muito tempo, porém de forma paralela, sem que os especialistas desses campos do conhecimento consigam chegar a um denominador comum. Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, devem privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediada pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe proativo que intermedia e orienta esta construção, sendo necessário que as lideranças educacionais continuem criando novas condições para a implantação e disseminação da Informática na Educação. Este trabalho tem como “objetivo verificar o uso que os professores da rede pública da zona Leste e Oeste de Manaus fazem das tecnologias da informação e comunicação”. Tendo como instrumento de recolha de dados questionários de aplicação aos professores das cinco escolas campo da pesquisa. Concluímos que apesar de já existir os instrumentos midiáticos nas escolas ainda há resistência dos docentes quanto ao uso das TIC na educação.
The methodological paths between the areas of communication and education have been trodden for a long time, but in parallel, without the experts of these fields of knowledge able to come to a common denominator. The didactics procedures, this new reality, must favor the collective construction of knowledge mediated by technology, in which the teacher is a proactive participant that intermedia and directs this construction, requiring that educational leaders continue creating new conditions for the implementation and dissemination of in Education. This work is "to verify the use that public school teachers of East and West zone of Manaus make of information and communication technologies." With the tool for collecting data questionnaires to teachers in five schools field of research. We conclude that although there is already the media instruments in schools there is still resistance of teachers in the use of ICT in education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) , Escolas públicas , Construção coletiva
Citação