Um estudo da evolução das tecnologias educativas no Brasil

Data
2016-05-18
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Resumo
Este estudo tem como proposta investigar cientificamente a evolução das tecnologias educativas no Brasil e verificar se a educação brasileira está atingindo suas metas de crescimento através da implantação dos programas do Governo Brasileiro com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Para isso foi feita uma revisão bibliográfica profunda e uma observação do importante desenvolvimento histórico da comunicação e o seu grande papel na comunicação educativa. Propusemo-nos também pesquisar a interessante história da educação brasileira desde a chegada dos Jesuitas ao Brasil em 1549, que eram os educadores da época, e poder observar a grande evolução que ocorreu até aos dias de hoje, sendo o novo profissional de educação chamados de“media educador”. Com a necessidade da alfabetização mediática, vamos evoluindo e construindo nossa cultura, com o apoio da cibercultura os cidadãos brasileiros vão construindo suas evoluções socioculturais. Hoje, com a globalização e as necessidades imediatas de respostas, entramos na sociedade da informação e conhecimento e o Brasil, através do Ministério da Educação e o Ministério da Ciência tecnologia e Inovação, vem evoluindo com as TIC, usando a rede mundial, internet, para se conectar com o mundo. Em vista disso, podemos verificar que, com o uso das TIC nos programas de educação do governo brasileiro vem evoluindo, com erros e acertos. Esse estudo nos proporcionou analisar os esforços do governo brasileiro, para uma educação de qualidade e igualdade para todos. O programa Sociedade da Informação (SocInfo), com os seus Livro Verde e Livro Branco, constituiu, indubitavelmente, uma grande aposta na integração das TIC na sociedade e na educação e é diversas vezes referido em estudos internacionais
This study is proposed to scientifically research the evolution of educational technology in Brazil, and to verify if this Brazilian education is reaching its targets through the implementation of the Brazilian government's programmes with the use of Information and Communication Technologies (ICT). We have made a deep literature review and a note of the important historical evolution of communication and its great role in educational communication.We also researched the interesting history of Brazilian education, since the arrival of the Jesuits in Brazil in 1549, where they were educators at that time, and be able to observe the great evolution that occurred, observing that today the new education professional educators are called “media educators”. With the need for media literacy, weevolve and build our culture, and with the support of cyber-cultureBrazilian citizens are building their own socio-cultural developments. Today, with globalization and the immediate needs for answers, we enter the information and knowledge society, and Brazil, through the Ministry of Education and the Ministry of Science Technology and Innovation, has been evolving with the help of ICT, using the internet to be connected with the world. As a result, we can see that, with the use of ICT in education, programmes of the Brazilian governments are evolving, with mistakes and successes. Here we presentand analyze the Brazilian government's efforts for quality and equal education for all. The Information Society programme (SocInfo), with its Green Paper and White Paper, was undoubtedly a big bet on the integration of ICT in society and education and is referred to several times in international studies.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
Educação , Comunicação , Tecnologia
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