Avaliação de política pública de promoção do empreendedorismo jovem no Estado do Ceará

Data
2016-05-23
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo tem como objetivo principal avaliar a efetividade da política pública de promoção da cultura empreendedora da juventude cearense, levada a efeito mediante o Projeto JUVEMP, executado pelo Governo do Estado do Ceará e destinado aos jovens considerados vulneráveis social e economicamente. Nesses termos, avaliar a política pública significa analisar se o Projeto em questão tem sido efetivo, no que concerne ao alcance das metas e à aferição dos resultados esperados. Com isso em mente, procedeu-se à pesquisa de campo, numa abordagem quali-quantitativa, realizada mediante a aplicação de entrevista com a Coordenadora do Projeto e de um questionário com os seus jovens participantes. Tal procedimento considerou a revisão da literatura acerca do tema empreendedorismo, com ênfase no empreendedorismo de negócio (e.g., Dolabela, 2008; Dornelas, 2012; Leite, 2012; Sarkar, 2010) e no empreendedorismo social (e.g., Oliveira, 2008), além de apresentar os aspectos teóricos relativos à avaliação de políticas públicas (e.g., Papa & Freitas, 2011; Rodrigues, 2011; Secchi, 2012). Foi, ainda, considerado o estudo realizado por Goes (2011) acerca do JUVEMP. Os resultados deste estudo indicam que o JUVEMP opera com uma concepção de empreendedorismo social, segundo a qual investe na qualificação individual dos jovens participantes para que se tornem aptos a conquistar o mercado de trabalho com os desafios atualmente impostos. A partir dessa perspectiva, os jovens reconhecem que o JUVEMP atende às suas expectativas, que se concentram, realmente, no desejo de obter qualificação para a conquista de um emprego. Conclui-se que, na visão dos jovens beneficiários, o Projeto mostra-se efetivo no alcance de seus objetivos, no entanto, precisa ser redimensionado em sua concepção e formalização, para que se tenha clareza acerca da noção de cultura empreendedora em que se baseia e que, ao mesmo tempo, orienta todo o seu processo de execução, tendo em vista, ter-se evidenciado uma espécie de indefinição sobre o que de fato o Projeto pretende alcançar.
This study has the main purpose to analyze the public policy of promoting Ceará youth entrepreneurial culture effectiveness conducted by Entrepreneurial Youth Project (JUVEMP, in Portuguese), which was executed by the Govern of Ceará State and destined for young people considered social and economically vulnerable. In these terms, to evaluate the public policy means to analyze if this Project has been effective in terms of reaching goals and assessment expected. Thinking about this, it was proceeded a qualitative/quantitative field research, carried out by an interview applied with the Project Manager and a questionary with their young participants. Such procedure considered the review of the literature on the subject "entrepreneurship" with emphasis on business entrepreneurship (e.g., Dolabela, 2009; Dornelas, 2012; Leite, 2012; Sarkar, 2010) and in social entrepreneurship (e.g., Oliveira, 2008), besides presenting the theoretical aspects related to the evaluation of public policies (e.g. Papa & Freitas, 2011; Rodrigues, 2011; Secchi, 2012). It was also considerate the study by Goes (2011) about JUVEMP. It was obtained that the JUVEMP operates with a conception of social entrepreneurship, which invests in individual qualification of young participants to became they are able to conquer the labour market with the challenges currently established. From that perspective, young people recognize that JUVEMP meets their expectations, that focus really on desire to obtain qualification for the conquest of a job. It is concluded that, in the view of young beneficiaries, the Project proves to be effective in reaching its goals, however, needs to be resized in its conception and formalization, to provide clarity about the notion of entrepreneurial culture in which it is based and which, at the same time, guides all its implementation process, in order to have evidenced a species of vagueness about what in fact the project seeks to achieve.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Empreendedorismo , Ceará (Norte da Região Nordeste, Brasil) , Politicas públicas , Avaliação , Cultura empreendedora
Citação