As estratégias de comunicação na aula de ELE

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Com o presente trabalho pretende fazer-se um estudo comparativo das estratégias de comunicação utilizadas por alunos de Espanhol do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a partir do qual será feita uma reflexão sobre a importância de desenvolver a competência estratégica em contexto sala de aula, de forma a melhorar o desempenho dos alunos nas atividades comunicativas de interação oral. Para tal, preliminarmente, faz-se uma revisão teórica dos conceitos relacionados com a temática abordada, partindo do geral, a competência comunicativa para o particular, as estratégias de comunicação. Seguidamente, tendo por base entrevistas feitas aos alunos dos dois ciclos, efetua-se uma análise das mesmas quanto ao seu uso e frequência e estabelece-se uma comparação entre os dois ciclos de ensino. Posteriormente, partindo desta análise e de uma revisão teórica sobre a importância do treinamento das estratégias de comunicação, apresentam-se exemplos práticos de atividades com a finalidade de que os professores compreendam a importância de as porem em prática, e, desta forma, contribuírem para a melhoria da competência comunicativa dos alunos.
This present paper´s aim is to compare communication strategies used by students learning Spanish as a foreign language in elementary and secondary school and to reflect upon the importance of developing the strategic competence in the classroom in order to improve the students´ performance in communicative activities, and oral interaction. For this purpose, a preliminarily, theoretical review of concepts related to the theme is carried out, based on the general communicative competence for the corresponding communication strategies. Then, with the interviews made based on students of both cycles, an analysis of the interviews and then a comparison between the two levels of education are established. Subsequently, based on this analysis and a theoretical review of the importance of training of the communication strategies, practical examples of activities are presented so that teachers could understand the importance of the implement, and thus contribute to improving the communication skills of the students.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Língua espanhola , Comunicação , Aprendizagem , Estratégias , Interação oral
Citação