Efeito da idade relativa e sua associação com o sucesso escolar e condição de prática no desporto escolar: um estudo centrado nos grupos equipa do Agrupamento de Escolas Viseu Norte (ano letivo 2013/2014)

Data
2016-09-21
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Resumo
Este estudo pretendeu identificar a variação do sucesso escolar de acordo com o trimestre de nascimento (efeitos da Idade Relativa) e a condição da prática no desporto escolar (convocado ou inscrito) em alunos dos 2º e 3º ciclos, do Agrupamento de Escolas Viseu Norte (ano letivo de 2013/2014). Um total de 138 alunos (2º ciclo) e 137 (3º ciclo) foi dividido pelas modalidades desportivas presentes nos diversos grupos equipa. Numa primeira fase, compararam-se as avaliações (sucesso escolar) dos alunos inscritos e convocados para as competições desportivas; posteriormente, compararam-se as avaliações com os trimestres de nascimento e a interação condição (inscrito/convocado) x trimestre de nascimento. Os resultados permitiram evidenciar diferenças entre condições nas disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Educação Tecnológica. Entre trimestres de nascimento detetaram-se diferenças em História e Geografia de Portugal (HGP) e Ciências Naturais, no 2º ciclo. Quanto ao 3º ciclo, os resultados não evidenciaram diferenças entre condições. Entre trimestres de nascimento, houve diferenças em Português e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Concluiu-se também que não houve nenhuma interação significativa entre condições e trimestres de nascimento, para os 2º e 3º ciclos. Na generalidade, os resultados evidenciaram uma tendência dos alunos convocados obterem avaliações mais elevadas (mais evidente no 2º ciclo) e, nos alunos do 3º ciclo, uma ténue tendência para se verificar o efeito da idade relativa, ou seja, os alunos nascidos nos primeiros trimestres do ano obtiveram melhores resultados. Neste sentido, os resultados revelam interessantes pontos de discussão no âmbito dos possíveis efeitos da prática desportiva qualificada, bem como da igualdade de oportunidades para todos os alunos.
This study aims to identify variation of school success according to birth trimester (relative age effects) and the status of practice in the school sports team (summoned or enrolled) in 2nd and 3rd cycle students of Agrupamento de Escolas Viseu Norte (school year 2013/2014). A total of 138 (2nd cycle) and 137 (3rd cycle) students were divided by the existing types of sport of the several team groups. On a first phase, enrolled and summoned to the competitions students’ assessment scores (school success) were compared and afterwards, the assessment scores, the birth trimesters and the condition interaction (summoned/enrolled) x birth trimester were also compared. In the 2nd cycle, the data allowed to enhance condition differences in the school subjects of Mathematics, Natural Science and Technological Education. Regarding birth trimester there were differences in History and Geography of Portugal and Natural Science. In the 3rd cycle the data did not value condition differences. Between birth trimesters, differences in Portuguese and TIC subjects were stated. There was no significant interaction between condition and birth trimester in the 2nd and 3rd cycles. In general, the outcome enhances a tendency in the summoned students to achieve higher assessment scores (more clear with 2nd cycle students) and, regarding the 3rd cycle students, a slight tendency to verify the relative age effect was noted, meaning that students born on the first trimesters of the year achieved better scores. Thus the results show some interesting issues for discussion concerning the possible effects of qualified sporting practice and to the same extend the equality of opportunities to all students.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Desporto escolar , Resultados escolares , Efeito da idade relativa
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