Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Joaquim João Moreira de-
dc.contributor.advisorCorreia, Emanuel Soares Peres-
dc.contributor.authorGomes, Marina Aurelie Piairo-
dc.date.accessioned2016-09-29T11:33:42Z-
dc.date.available2016-09-29T11:33:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/6521-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédiapt
dc.description.abstractNa Sociedade contemporânea a necessidade de comunicar é absoluta, e por isso, ao longo dos tempos foram criados meios alternativos de comunicação capazes de transmitir informação. A comunicação visual é um meio que tem vindo a evoluir tornando-se tão importante como a fala. Esta caracteriza-se pela transmissão de informação através de imagens. Cada vez mais é visível o uso recorrente da imagem para a transmissão de elementos e informações que consequentemente servem para comunicar como, por exemplo uma localização, um aviso ou um nome. O uso das imagens em muitas situações torna-se mais eficiente que o uso do texto para veicular uma informação. Esta consegue atingir instantaneamente o recetor, enquanto o texto precisa de ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão. O uso de elementos visuais como, o desenho, signos, imagens e gráficos, tem como principal característica atribuir particularidades à mensagem. Tomemos, como exemplo, o uso de um logótipo. Este, quando conhecido e famoso, dispensa o uso de textos explicativos para que o recetor consiga reconhecer a marca. Como a Nike. Por conseguinte, foi importante formar pessoas através de cursos especializados, tornando-os capazes de criar imagens eficientes, atrativas e inovadoras com o uso das novas tecnologias. Este progresso fez com que a comunicação visual evoluísse tornando-a indispensável na sociedade. A estes profissionais designamos por Designers. Atualmente, o design gráfico tem-se apropriado cada vez mais do uso de imagens como meio de comunicar a mensagem desejada de uma forma mais cativante e eficaz. Este foi democratizada com a máquina digital e programas informáticos. O quotidiano da vida moderna encontra-se rodeado por mensagens gráficas, tornando-se parte do mesmo. O relatório está repartido em oito capítulos. O primeiro capítulo é constituído pela introdução, o segundo capítulo escrevo sobre a comunicação visual, no terceiro capítulo relaciono a comunicação visual com o design gráfico, bem como a evolução deste último, o quarto capítulo é constituído pelos processos do design, o quinto capítulo é sobre a empresa, o sexto capítulo descrevo todos os projetos que integrei, o sétimo descrevo os resultados obtidos e, por fim, o oitavo capítulo a conclusão.pt
dc.description.abstractIn the contemporary society communication is a must, and so, over the time it was created alternative ways of transmitting information. Visual communication is a mean that has evolved to become as important as speaking. This importance has been characterized by the transmission and flow of information through images. We can see that constant use of images to transmit bits information which consequently are used to communicate, for example, a place, a warning, or even a name. The use of images in a variety of situations become more and more efficient than the use of text to address a piece of information. This method can reach instantaneously the recipient whereas a text needs to be read and interpreted, giving place to one's interpretation and perspective which lead consequently to a strayed comprehension of the matter being transmitted in the first place. The use of visual elements such as drawings, signs, images and graphics, have as a primary role facilitate little details that bring uniqueness to the message. Take it for example, a Nike. This, when renown and famous, is free from any use of meta-texts so that the recipient can recognize the matter being transmitted in brands, i.e. Nike. With all this new need to reach such an important status, training people through specialized course making them able to create efficient images has become more and more important for which the new technologies are taking such a critical role. This process allowed visual communication to take a positive trend regarding its evolution, making it vital in nowadays society. This type of people we call them Designers. Currently, graphic design has been taking more and more usage of images has a mean of passing the desired message in the most creative, simple, efficient way. This ways have been consolidated along with the digital camera and the design software. Modern's way of life has found itself surrounded by all sort of graphic images making them part of the same. This paper work is divided in eight chapters. Firstly, an introduction will be made. Secondly I will follow with a text about visual communication. In the third chapter there will be an analysis done by me on how the visual communication and the graphic design are connected, as well as the evolution of the latter. The fourth chapter will count with a description of the processes of design. The fifth will we will have an approach about the company. The sixth I will describe all the projects which I took part in. The seventh we will have shown the results achieved. Last but not least we will have a conclusion on the last chapter, the eighth.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsclosedAccesspt
dc.subjectComunicação visualpt
dc.subjectImagempt
dc.subjectDesign gráficopt
dc.titleImagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedadept
dc.typemasterThesispt
dc.subject.udc004.92(043)pt
dc.subject.udc7.05(043)pt
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_mapgomes.pdf
  Restricted Access
5,17 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.