Metodologias de ensino na aprendizagem do futsal: método analítico ou global

Data
2013
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Resumo
O estudo teve como principal objetivo verificar qual destes dois modelos Analítico ou Global contribui mais para o melhoramento das habilidades motoras específicas e compreensão do jogo de futsal na escola. Pretende-se averiguar a evolução da aprendizagem das turmas do 6º ano A; B; C e D da Escola Básica e Secundária de São João de Pesqueira, na Unidade Didática de Futsal. Participaram no estudo o grupo I com trinta e nove alunos na sua totalidade, composto pelas turmas do 6º A e C, que iniciaram a sua aprendizagem baseando-se no jogo (método global). Em simultâneo, o grupo II, com trinta e nove alunos na sua totalidade composto pelas Turmas do 6º B e D, iniciaram a sua aprendizagem baseando-se na técnica (método analítico).Os resultados obtidos demostraram que independentemente do método de ensino aplicados aos grupos, todos os alunos de uma forma ou outra conseguiram evoluir as habilidades técnicas e obter um conhecimento prévio sobre os aspetos táticos do jogo. No entanto o que se verificou através deste estudo foi que a nível de movimentações técnicas o grupo I obteve uma evolução mais significativa nomeadamente na desmarcação e na marcação individual. A nível dos gestos técnicos, o grupo II apresenta índices de uma maior evolução, no que diz respeito ao passe, receção, condução de bola e na finalização. Num contexto global, a diferença de evolução entre os dois grupos é pouco significativa com 0,04 valores. Tendo o grupo II obtido, uma média de evolução de 0,76 valores e o grupo I, uma média de evolução de 0,72 valores. Podemos assim dizer que o presente estudo nos leva a concluir que os dois métodos nestas idades e em ambiente escolar, podem e devem ser utlizados em conjunto, o analítico contribuindo no aperfeiçoamento dos gestos mais técnicos e o global para uma maior visão de jogo e uma maior movimentação tática.
The main purpose of this research was to find out which of these two models analytical or global contributes more to the improvement of the specific motor qualities and the understanding of the sport of indoor soccer in school. The objective is to find out the learning curve between the classes of 6th grade namely 6A to 6D, of the secondary school São João de Pesqueira, concerning the indoor soccer unit. Thirty nine students participated in the first study group; belonging to classes 6A and C. these students based their learning on the global method. The second group also had thirty nine students belonging to 6B and D. This group based their learning on the analytical method. Both group studies were done simultaneously. The results obtained from the study of both groups showed that in spite of the method used, all students improved the technical abilities and therefore were able to foresee the tactical changes during the game. Nevertheless other results of the study showed that the team movements of group I namely individual marking and unmarking, were more developed than group II. Whereas group II showed a bigger evolution in passing the ball, in receiving the ball and running with the ball as well as scoring. The differences in learning between both groups is very reduced, about 0,04 points. The average of evolution of group II is 0,76 points while in contrast to group I, whose average evolution was 0,72 points. To conclude, we can state that both methods used in this age group and in the school environment can and should be used simultaneously. The analytical method should be used to improve technical skills while the global method should be used to improve the overall understanding of the game and its tactical movements.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Futebol de salão , Ensino , Aprendizagem , Metodologias , Futsal
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