Efeito de uma aula de Educação Física na glicemia capilar de jovens em idade escolar

Data
2016-10-26
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Resumo
A Diabetes tipo 2, em crianças e jovens, torna-se cada vez mais um problema de saúde pública em todo o mundo, devido aos novos padrões de comportamento sedentário e taxas crescentes de excesso de peso e obesidade. Os níveis de atividade física declinam significativamente durante os anos escolares, e as aulas de Educação Física são, para muitos jovens, a única oportunidade para praticarem exercício. Este estudo teve como objetivo determinar o efeito de uma aula prática de Educação Física na glicemia capilar em jovens com idade escolar. Para tal, foi comparado o efeito de uma aula prática de Educação Física (sessão de exercício) com uma aula teórica (sessão de controlo), realizadas à mesma hora do dia, no período pós-prandial da manhã, com uma semana de intervalo e com a mesma duração (60 minutos). Foi utilizada uma amostra de 66 indivíduos de ambos os sexos com uma média de idades de 15,50 ± 0,83 anos. O teste t de Student para amostras emparelhadas identificou diferenças estatisticamente significativas na variação dos valores da glicemia capilar entre as duas condições experimentais (t = 3.38, p < 0,001). Os resultados deste estudo sugerem que uma aula prática de Educação Física, em comparação com uma aula teórica, induziu um aumento significativo dos níveis de glicemia capilar em crianças e jovens em idade escolar. Este aumento da glicemia sanguínea parece refletir a produção de glicose pelo fígado como mecanismo de proteção contra a hipoglicemia, dado o acréscimo do consumo de glicose observado com o exercício, especialmente com o exercício vigoroso.
Type 2 diabetes in children and youth has become increasingly a public health problem worldwide due to new patterns of sedentary behavior and increasing rates of overweight and obesity. Physical activity levels decline significantly during school years, and Physical Education classes are for many young people the only opportunity to exercise. This study aimed to determine the effect of a practical class of Physical Education in capillary glycemia in schoolchildren. For this purpose, the effect of a practical class of Physical Education (exercise session) was compared with a lecture (control session), held the same time each day in the postprandial period in the morning, with one week apart and with the same duration (60 minutes). A sample of 66 individuals of both sexes with a mean age of 15.50 ± 0.83 years was used. Student’s t-test for paired samples identified significant differences in the variation of capillary glycemia between the two experimental conditions (t = 3.38, p <0.001). The results of this study suggest that a practical class of Physical Education, compared to a lecture, induced a significant increase in capillary glycemia levels in school-age children. This increase in blood glucose seems to reflect the production of glucose by the liver as a protective mechanism against hypoglycemia, given the increase in glucose uptake observed with exercise, especially vigorous exercise.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Exercícios , Glicemia , Diabetes , Crianças , Jovens , Escola
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