Relatório Final de Estágio Pedagógico: ano letivo 2013-2014

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório reporta-se à Prática de Ensino supervisionada da disciplina de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, no caso específico, numa turma do ensino secundário. Além disso, integra um artigo científico intitulado “Influência da média de educação física no ensino secundário.” Este último é resultante do percurso desenvolvido em contexto de estágio. A realização do relatório é o culminar do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e assume-se como requisito para a conclusão do Estágio Pedagógico, com vista a obtenção da profissionalização como professor. Destas práticas supervisionadas, relatamos as atividades desenvolvidas tendo em atenção a sua importância para o nosso crescimento pessoal e profissional, nomeadamente, para o estágio propriamente dito e o trabalho de investigação realizado. Para a realização do trabalho científico, procedemos à revisão da literatura e optamos por utilizar uma metodologia de tipo qualitativo, a entrevista. Os resultados revelam que após a nota não ser contabilizada na média final do ensino secundário, a disciplina de educação física deixou de ser relevante e de ter interesse para os alunos.
This report refers to the supervised practice in teaching physical education, in this specific case, in a class of highschool students. Furthermore, also sets out a research work developed throughout the year regarding the influence of physical education grades in highschool academic average. The conclusion of this report is the last step to achieve the master in teaching physical education, attended at University of Trás-os-Montes e Alto Douro and is assumed as a requirement for conclusion of the teacher practise in aim to obtain the professionalization. We report all the activities developed along the academic year taking into account their importance to our personal and professional growth, namely, to the teacher practise and also to the the reseach work. To realize the research article, we performed a review of the literature and chose to use the interwiew as a qualitative methodology. The results revealed that due to the grade of this school discipline doesn’t account to the final academic highschool average, physical education is no longer considered relevant and of interest by the students.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Estágios pedagógicos , Reflexão
Citação