Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/6891
Title: Gestão curricular: o papel do professor
Authors: Ribeiro, Joana Isabel da Fonseca
Advisor: Paszkiewicz, Cristiana Maria Machado Abranches de Soveral
Keywords: Desenvolvimento dos currículos
Papel dos professores
Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo
Ensino básico 2º ciclo
Issue Date: 2015
Abstract: O relatório de estágio, com carácter dissertativo, que a seguir se apresenta, tem como objetivo fundamental, dar a conhecer a prática de ensino supervisionada efetivada no âmbito do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, de forma sucinta e organizada. Pretende refletir sobre os percursos realizados em ambos os contextos de ensino, as opções tomadas a esse nível, sobre a organização do sistema educativo português, os principais intervenientes no processo de ensino e aprendizagem – o professor e o aluno, a relação pedagógica que se estabelece entre estes e os seus condicionantes. A dimensão investigativa centra-se no processo de gestão curricular, enquanto trabalho profissional por excelência, de um professor/educador. Neste sentido, dedicamos a primeira parte deste trabalho à análise investigativa sobre os principais conceitos que estão na base de uma gestão curricular enquanto processo de ensino-aprendizagem gerido pelo professor. A segunda parte deste relatório consiste num relato fundamentado e refletido de uma semana de prática pedagógica no âmbito de cada um dos contextos respetivamente. Procura-se ainda, na conclusão deste trabalho, uma reflexão crítica, mais global, de todo o processo.
The fallowing report, characterized as dissertational, states as main goal, to present the guided practice of the internship on the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, in a summarized and organized way. Its purpose is to reflect on the pathway fallowed in both context of education, the options taken at each level, about the organization of the Portuguese educational system, the main stakeholders in the learning process – teacher and student, the pedagogic relationship between them and its conditionings. The research dimension is focused on the curricular management process, as the highest professional standards of the teacher/educator. As such, we dedicate the first part of this report to the analysis of the main concepts in the base of curricular management as a pathway to learning managed by the teacher. The second part of this report is focus on a grounded criticism regarding the experience we had on the week of practical pedagogic in each field of teaching. We also expect, in the conclusion of this report, to make a global and critical review of the entire process.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/6891
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_jifribeiro.pdf
  Restricted Access
1,41 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.