Os estilos de aprendizagem: proposta didática para a aula de ELE

Data
2016-12-16
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Nos últimos anos, as tendências pedagógicas revelam um interesse crescente sobre questões relativas ao processo de aprendizagem. Essas pesquisas visam trazer uma compreensão mais clara e exaustiva da aprendizagem. Desta forma, é necessário ter em consideração um conjunto de variáveis individuais que incidem no desempenho escolar dos estudantes, tais como os estilos e as estratégias de aprendizagem. O docente deve afastar-se de um “método ideal”, que soluciona todos os problemas, e pensar em atividades de aprendizagem que funcionem melhor para os alunos dentro de um contexto específico, privilegiando um método dinâmico e interativo. O presente estudo tem como objetivo principal apresentar uma reflexão sobre o impacto dos estilos de aprendizagem no ensino do Espanhol como Língua Estrangeira, partindo da suposição de que um ensino onde os professores e os alunos têm a noção das suas características individuais, relativas aos estilos de aprendizagem, resulta numa aprendizagem mais efetiva da língua. A primeira parte deste trabalho incide sobre o enquadramento teórico, no qual se destacam três modelos de estilos de aprendizagem: o Modelo de Honey & Mumford, o Modelo VAC da Programação Neurolinguística e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Seguimos com o papel dos estilos de aprendizagem no ensino das Línguas Estrangeiras. Por último, fazemos uma abordagem às estratégias de aprendizagem nas Línguas Estrangeiras e a forma como se relacionam com os estilos de aprendizagem. Na segunda parte, apresentamos a análise de uma Unidade Didática de um manual escolar, no sentido de entender a importância dada aos diferentes estilos de aprendizagem. Concluímos com a apresentação e análise de uma Unidade Didática, criada no âmbito do estágio pedagógico, tendo em conta a importância dos estilos de aprendizagem.
Over the last couple of years, pedagogical trends have been showing a growing interest in the learning process. These researches aim to bring a clearer and thorough comprehension of learning. Therefore, it is important to take account of a group of individual variables that focus on students’ performance, such as styles and strategies of learning. The teachers should distance themselves from the “ideal method”, which is believed to solve all the problems, and think about learning activities that work better for the students within a specific context, choosing a dynamic and interactive method. The purpose of this study is to reflect upon the impacts of learning styles in the teaching of Spanish as a Second Language, assuming that a learning environment where teachers and students are aware of their individual characteristics, relating to learning styles, results on a more effective learning of the language. In the first part of this study, we present the theoretical framework, highlighting three models of learning styles: Honey and Mumford model; VAC model of neuro linguistic programming and the theory of Multiple Intelligences by Howard Gardner .After, we focus on the role of learning styles in the teaching of foreign languages. Finally, we approach the learning strategies in Foreign Languages instruction and its relation to learning styles. In the second part, we analyse a didactic unit from a textbook, so we can understand the importance given to the different learning styles. We end this study with the presentation and analysis of a Didactic unit, created during teacher training, addressing the importance of learning styles.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol no Ensino Básico e Secundário
Palavras-chave
Língua espanhola , Ensino/aprendizagem , Estratégias da aprendizagem , Teoria das inteligências múltiplas
Citação