Uma abordagem reflexiva da prática docente em diferentes áreas e níveis de ensino: um relatório de atividade profissional

Data
2016
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Resumo
No presente relatório de atividade profissional, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, é feita uma reflexão sobre a minha experiência profissional, versando particularmente as áreas da matemática, ciências da natureza, educação especial, ensino de adultos, ensino de alunos que estavam a adquirir competências do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e ensino a reclusos no Estabelecimento Prisional. A escolha destas temáticas prende-se com o facto, de ao longo do meu percurso profissional, ter tido oportunidade, de desenvolver um trabalho muito gratificante e consistente nestes domínios. Esta reflexão crítica incide essencialmente na experiência pedagógica nas escolas onde lecionei, sendo estas na Ilha de S. Miguel, na Ilha Terceira, na Ilha do Pico e no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada. São abordadas diferentes vertentes importantes no âmbito da docência, de forma a promover o sucesso do processo de ensino e de aprendizagem tais como: a Escola, o docente, a planificação, a avaliação e a reflexão. Descrevem-se algumas das estratégias usadas na lecionação de diferentes disciplinas e referenciamse os cargos desempenhados, inerentes à profissão docente, como o de Diretora de Turma, a coordenação do Projeto Inclusão/Integração da UNECA II e as avaliações técnico- pedagógicas, de alunos sinalizados para o Núcleo de Educação Especial. O papel do professor hoje não se limita à transmissão de conhecimentos e muito menos ao de “debitar conteúdos”, cumprir o programa da disciplina ou avaliar de forma sumativa os alunos, mas sim ao de orientar os alunos no processo de ensino e de aprendizagem, conferindo um papel ativo ao aluno, apoiando-o e ouvindo os apelos, muitas vezes, silenciosos, presentes em cada aluno e, acima de tudo, dar atenção à relação pedagógica, ao saber relacionar-se de forma empática com estes, propor e partilhar experiências significativas que os levem a “aprender a aprender” (Dellors, 1997) .
In the present report of professional activity, made in the course of Master of Science in the 1st cycle of basic education and mathematics and science in the 2nd cycle of basic education, is made a reflection over my professional experience, engaged in the mathematics, natural sciences, special education, adult teaching, students acquiring skills at the first grade and to inmates. These approaches where chosen due to the fact that over my teaching experience I have had the opportunity to develop a very consistent and gratifying work. This critical reflection primarily focus on teaching experience in schools where I taught, which are on the Portuguese Archipelago of the Azores, in the islands of São Miguel, Terceira and Pico, there is also a reflection on the teaching to inmates in the Prison of Ponta Delgada. They are addressed several important aspects within the teaching profession in order to promote the success of teaching and learning such as reflection, school, teaching, assessment and planning. Here are described some strategies used in teaching different disciplines, and on the other hand, reference is made to some positions held inherent to the profession, such as the director class, the coordination of Inclusion Project / Integration of UNECA II and the technical pedagogical ratings of students flagged for Special Education Center. Being a teacher is not limited only to content debit, comply with the discipline program or evaluate students, on the other hand, the teacher has to able to guide, support and listen to the many silent calls present in each student and above all learn to socialize, propose and share significative experiences, that motivate them, the learn to learn.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Docente , Reflexão , Experiência profissional , Ensino básico 1º ciclo , Matemática , Ciências da natureza , Inclusão , UNECA
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