Aplicação Context-aware baseada na proximidade para E-learning

Data
2011
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Resumo
A recente evolução das tecnologias de comunicação e informação têm contribuído para a revolução do acesso a informação, alterando a forma como as pessoas pesquisam, descrevem e obtêm a informação. A computação ubíqua é um novo paradigma em que, os dispositivos com capacidade de comunicação e processamento estão ligados ao quotidiano das sociedades, capazes de se adaptarem aos ambientes que rodeiam o utilizador sem a percepção do uso dos mesmos. O uso destas tecnologias no processo educativo, tem levado ao nascimento de novas formas de educação, que possibilitam o acesso ao conhecimento através da interacção de quem aprende com os seus recursos e o ambiente em redor, por meio de aplicações que relacionam os dados relativos aos alunos com as informações sobre a sua localização física. Este trabalho descreve a elaboração de uma aplicação context-aware para e-learning, que possa funcionar em qualquer dispositivo, independente do seu sistema operativo, de modo a permitir que o professor através de um computador, gerir algumas actividades educativas básicas como a exibição de slides com funções de desenho, transferência de conteúdos e elaboração de questionários. A aplicação permite também ao aluno receber os conteúdos enviados pelo professor e responder aos questionários da aula através do seu telemóvel de uma forma rápida, eficiente e sem qualquer custo de comunicação. Este sistema e-learning foi desenvolvido com recurso a tecnologia Java, o que garante o seu funcionamento em qualquer plataforma, em qualquer sistema operativo desde que possua a máquina virtual Java instalada. A transferência de dados entre os dispositivos do aluno e do professor é suportada pela tecnologia, o Bluetooth usando o protocolo OBEX. Esta tecnologia é isenta de quaisquer tipos de licenças, adoptada ao nível mundial.
The recent developments in information and communication technologies have contributed to the revolution of information access, changing how people search, describe and obtain information. Ubiquitous computing is a new paradigm in which the devices hable of processing and communicating are liked to the every day life of the society, able to adapt to environments that surround the user without the perception of their use. The use of these technologies in education has led to the birth of new forms of education, which enables access to knowledge through the interaction of the learner with the resources and surround environment, through applications the relate data of students with information about their physical location. This document describes the development of a context-aware application for e-learning, which can run on any electronic device, regardless of its operation system, to allow the teacher to manage some basic educational activities through a computer, such as slideshow with drawing functions, content downloading and compiling questionnaires. The application allows the student to receive the content send to the teacher and respond to the class questionnaires via mobile phone quickly, efficient and without any communications cost. This e-learning system was developed using Java technology, which guarantees its operation in any platform, on any operation system that has provided the Java Virtual Machine installed. The data transfer between the student’s device and teacher’s device is made, using the OBEX protocol. This technology is free from any types of licenses, adopted worldwide.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação , E-learning , Context-aware , Java , Bluetooth , OBEX , Web services
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