Uma imagem vale mais do que mil palavras: o audiovisual como facilitador e motivador da aprendizagem de uma língua estrangeira

Data
2017-02-23
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório constitui a reflexão da prática de ensino supervisionada que decorreu durante o ano letivo 2014/2015, no Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, em Chaves, numa turma do 11ºano, nível B2. Todo o trabalho que desenvolvi teve como objetivos centrais repensar as práticas pedagógicas tradicionais e averiguar as vantagens da introdução dos recursos audiovisuais, sobretudo do vídeo, no ensino da língua espanhola enquanto língua estrangeira a alunos do ensino secundário. Durante a minha prática pedagógica na escola cooperante, tentei explorar uma metodologia que favorecesse a interação na sala de aula em língua espanhola, língua estrangeira, e que motivasse os alunos a desenvolverem atividades de comunicação (oral e escrita) na referida língua, utilizando meios audiovisuais adequados aos objetivos de aprendizagem e que se apresentem como uma estratégia pedagógica que facilita e motiva a construção e aquisição do conhecimento transformando a aula de Espanhol num espaço dinâmico e atrativo.
This project is the reflexion on the supervised teaching which was developed during the academic year of 2014/2015, in Fernão de Magalhães School, in Chaves, with a group of the 11 grade. The work that I have developed has the main aims to rethink about the pedagogical traditional practices and to find the advantages of the use of audiovisual resources, mainly the video, in teaching Spanish as a second language to secondary students. During my pedagogical practice, I have tried to explore a methodology which promotes interaction in the second language and motivates the students to develop communicative activities (writing and speaking) in Spanish language using the right audiovisual resources and adapting them to the teaching aims. By using audiovisual resources in school, I have tried to incorporate pedagogical strategies in educational practice to allow students to enrich their knowledge construction and consequently transform the Spanish classroom into a more dynamic and motivating learning environment.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Língua espanhola , Ensino/aprendizagem , Vídeo , Línguas estrangeiras , Recursos audiovisuais
Citação