Marketing de grandes eventos: o WTCC em Vila Real

Data
2017-05-26
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo centra-se na compreensão das estratégias de divulgação da corrida do WTCC em Vila Real (corrida de Portugal) realizadas pela FIA a fim de divulgar este evento e entender que informações foram retidas pelos espectadores do evento. Este estudo inicia-se com uma fundamentação teórica que lhe serve de base, começando por abordar o tema do marketing desportivo e marketing de eventos, bem como uma explicação do que é e como funciona o WTCC e do próprio Circuito de Vila Real. A parte mais prática do estudo comporta dois momentos fundamentais: recolha de informação sobre as estratégias de marketing adotadas e a recolha e análise de questionários. Foi possível perceber que a transmissão da mensagem pessoa a pessoa se resultou como método mais eficaz de transmissão do conteúdo, seguido pelo uso das redes sociais. Notou-se ainda alguma “saturação” dos residentes em Vila Real com essa divulgação do evento mas a necessidade, segundo os de outros distritos, de divulgar mais, no futuro, esse evento. A unanimidade de que este é uma maneira de divulgar a cidade de Vila Real e coloca-la, de novo, no panorama do desporto automóvel é inquestionável.
This study focuses on understanding the of diffusion strategies of the WTCC running in Vila Real (Portugal race) carried out by the FIA in order to publicize this event and understand that information has been stored by the spectators of the event. This study begins with a theoretical foundation, starting with address the issue of sports marketing and event marketing as well as an explanation of what is and how the WTCC and own Vila Real circuit. The most practical part of the study has two fundamental phases: gathering information on the marketing strategies adopted and the collection and analysis of questionnaires. It was revealed that the transmission message from the person the person resulted as the most effective method of transmitting content, followed by the use of social networks. It was noted even some "saturation" of residents in Vila Real with disclosure of the event but the need, according to other districts. to disclose more in the future this event. The unanimous that this is a way to publicize the city of Vila Real and put it again in the sports car scene is unquestionable.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação, Especialização em Comunicação Pública Política e Intercultural
Palavras-chave
Marketing desportivo , Vila Real (Portugal) , Marketing , Eventos , Circuito de Vila Real , WTCC
Citação