Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7970
Title: Relatório Final de Estágio
Authors: Sousa, Nuno Miguel Martins
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Educação física
Estágios pedagógicos
Issue Date: 25-Aug-2017
Abstract: Este relatório de estágio pedagógico está inserido no âmbito do 2º Ciclo de estudos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nomeadamente no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Ao longo deste relatório falo de todos os processos que estiveram inerentes ao meu estágio realizado no Agrupamento de Escolas Morgado Mateus durante o ano letivo 2015/2016. O foco principal deste relatório visa todos os processos/ tarefas desempenhadas ao longo do ano de estágio. Este serviu para colocar todos os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico. Acontece que foi necessário observar as rotinas dos profissionais de ensino, visto serem docentes já com uma enorme experiência, e assim detetar em mim algumas falhas que tiveram de ser trabalhadas tanto no domínio de conteúdo, como no âmbito pessoal e interpessoal, de forma a ser cada vez melhor e mais competente no exercício da função de docente. Relativamente ao primeiro capítulo, estágio pedagógico, abordo a minha chegada à escola, a minha relação com os restantes intervenientes do meio escolar, a escola, o grupo de educação física, o meu núcleo de estágio, as tarefas ensino-aprendizagem, tais como, a descrição de como realizei as minhas unidades didáticas (UD), planos de aula (PA) e a prática de ensino supervisionada (PES). Em relação às tarefas de estágio escola-meio, apresento o estudo de turma e todas as atividades que realizei na escola. Finalizo este capítulo com uma análise critica sobre o ano de estágio. O segundo capítulo refere-se ao estudo científico, neste estudo tentei verificar que a motivação para a prática variava consoante o sexo dos alunos. Esta motivação estava ligada diretamente à modalidade que estaria a ser lecionada naquele preciso momento. Para recolher esta informação foi realizado um inquérito que visava saber quais as modalidades preferidas dos alunos e ao longo do terceiro período aplicou-se uma forma peculiar de lecionar as aulas. Aplicando-se uma modalidade diferente todas as semanas foi possível ver os níveis de motivação a melhorar.
This teaching internship report is part of the 2nd Cycle of studies of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, namely in the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education. Throughout this report I speak of all the processes that were inherent in my internship at the Morgado Mateus School Grouping during the 2015/2016 school year. The main focus of this report is all the processes / tasks performed during the internship year. This served to put all the knowledge acquired throughout my academic career . It turns out that it was necessary to observe the routines of teaching professionals, since they are already teaching with enormous experience, and thus to detect in me some shortcomings that had to be worked both in content domain, as in the personal and interpersonal scope, in order to be Increasingly better and more competent in the exercise of the teaching function. With regard to the first chapter, pedagogic stage, I approach my arrival at school, my relationship with the other intervenients of the school environment, the school, the physical education group, my core of internship, teaching-learning tasks, The description of how I did my didactic units (UD), lesson plans (PA) and supervised teaching practice (PES). In relation to the tasks of middle school, I present the study of the class and all the activities that I performed in the school. I conclude this chapter with a critical analysis of the internship year The second chapter refers to the scientific study, in this study I tried to verify that the motivation for the practice varied according to the sex of the students. This motivation was linked directly to the modality that was being taught at that precise moment. In order to gather this information, a survey was conducted to find out the preferred modalities of the students and during the third period a peculiar way of teaching the classes was applied. Applying a different modality every week was able to see the levels of motivation to improve.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico E Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7970
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_nmmsousa.pdf618,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.