A arborização como elemento valorizador do espaço público – o caso de estudo da freguesia de Bonfim, Porto.

Data
2018-10-29
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Resumo
No seguimento da Revolução Industrial e das consequentes inovações tecnológicas observou-se, após meados do século XIX, uma crescente procura pelo espaço urbano para viver, em detrimento dos espaços rurais. Assim sendo, embora a crescente urbanização tenha oferecido inúmeros benefícios, esta também causou impactes negativos em diversos domínios, nomeadamente, para o ambiente e para a qualidade de vida. Nessa perspetiva, e a fim de minimizar estes impactes, têm sido tomadas ações de carácter diverso no que concerne à inserção de estruturas verdes na cidade tais como árvores de arruamento, árvores em parques e jardins públicos e privados, etc. Deste modo, a par de um planeamento adequado, exige-se que o resultado seja capaz de responder às necessidades da urbe bem como das populações. Ao conceito de arborização urbana está inerente o conceito de espaço público bem como a evolução dos espaços verdes associados a este e, ainda as suas vantagens e desvantagens no meio urbano. Esta dissertação de mestrado em Arquitetura Paisagista abrange esses temas e pretende, mais especificamente, a análise do estado físico e fitossanitário da arborização viária dos seguintes arruamentos inseridos na freguesia de Bonfim: Rua de Ferreira Cardoso, Rua do Conde de Ferreira, Avenida Rodrigues de Freitas, Rua do Joaquim António de Aguiar, Rua do Duque de Saldanha, Rua do Barão de S. Cosme e da Rua do Duque de Palmela. A fim de cumprir os objetivos deste trabalho, procedeu-se, primeiramente, à recolha e pesquisa de informação onde, paralelamente, se realizou um levantamento cartográfico da situação atual. Após uma caracterização à área de estudo, iniciou-se a análise dos dados recolhidos, crucial para a realização de uma proposta mais adequada à área de estudo. Como resultado, e fruto da análise crítica do arvoredo inserido na área de estudo, definiu-se uma proposta de requalificação de acordo com as dimensões disponíveis bem como consoante as condicionantes existentes no local. Este resultado permitiu e ajudou a perceber que a arborização viária é imprescindível como estrutura verde na cidade devido aos seus múltiplos benefícios.
After the mid-nineteenth century, following the Industrial Revolution and the consequent technological innovations, there was a growing demand for the urban space to live over the rural areas. Therefore, although increasing urbanization has provided numerous benefits, it has also had negative impacts in diverse domains, in particular on the environment and in the quality of life. In this perspective, and in order to minimize these impacts, actions have been taken regarding the insertion of green structures in the city, such as street trees, trees in parks and public or private gardens. Thus, along with a suitable planning, it is required that the result could be able to respond to the city needs as well as the population’s desires. The concept of urban arborization is inherent in the concept of public space as well as the evolution of the green spaces is associated with it and its advantages and disadvantages in the urban environment. This master's dissertation on Landscape Architecture covers these themes and seeks to plan, execute and explain, more specifically, the analysis of the physical and phytosanitary state of the road arborization of the following streets, located in Bonfim: Rua de Ferreira Cardoso, Rua do Conde de Ferreira, Avenida Rodrigues de Freitas , Rua do Joaquim António de Aguiar, Rua do Duque de Saldanha, Rua do Barão de S. Cosme and Rua do Duque de Palmela. In order to fulfill the purposes of this work, firstly I collected and researched information where, in parallel, a cartographic survey of the current situation was carried out. After a characterization of the study area, the analysis of the data collected was started. This type of analysis proves to be crucial for a proper planning and therefore a more suitable proposal to the study area. As a result of the critical analysis of the grove placed in the study area, was defined a proposal for requalification according to the available dimensions as well as the existing conditions at the place. This dissertation allowed to realize that the greening of the road is necessary and indispensable as a green structure in the city due to its multiple benefits.
Descrição
Dissertação de Mestrado apresentada para o efeito de obtenção do grau de Mestre em Arquitetura Paisagista à Universidade de trás-os-Montes e Alto douro
Palavras-chave
arborização urbana , arborização viária , espaço público
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