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Title: A supervisão escolar e o desenvolvimento de competências de reflexão por professores das séries iniciais em formação inicial
Authors: Silva Júnior , Claudionor Braga da
Advisor: Silva, Maria Helena Ribeiro Dos Santos
Keywords: Supervisão escolar
Práticas reflexivas
Formação inicial de professores.
Issue Date: 26-Jul-2018
Abstract: A realização do presente trabalho teve como ponto de partida o estudo sobre a supervisão pedagógica e sua contribuição no desenvolvimento de competências de reflexão por professores das séries iniciais em formação inicial, pesquisa realizada no município de Nina Rodrigues/MA. Este trabalho teve por objetivo geral: Investigar de que maneira a ação do supervisor se reflete no desenvolvimento das competências de reflexão dos professores em formação inicial. Teve ainda como objetivos específicos: identificar as principais contribuições da Supervisão Escolar no desenvolvimento reflexivo dos professores; caracterizar a forma de atuação do supervisor escolar; identificar o conceito de Supervisão (questionário/ professor); analisar a concepção do professor sobre a contribuição do supervisor no desenvolvimento da reflexibilidade em suas práticas; caracterizar os professores participantes no estudo em termos sócio-profissionais; identificar estratégias onde os supervisores municipais desenvolvam práticas de ações reflexivas por partes dos professores da rede municipal; Investigar sobre as expectativas dos professores em relação aos supervisores do município. Organizamos uma pesquisa de campo com cinco supervisores/coordenadores e cinco professores em formação inicial que atuam na rede municipal de ensino. Para que isso pudesse ocorrer realizamos entrevista aos cinco supervisores/coordenadores e cinco professores, na sede e campo para podermos analisar sua atuação e o quanto a supervisão pedagógica contribui para o desenvolvimento de competências de reflexão dos professores em formação, sobre as suas práticas educativas. A nossa análise permitiu concluir que a supervisão escolar é de grande valia nas atividades que refletem no desempenho dos professores, permitindo, portanto, contribuir de forma positiva nas práticas reflexivas realizadas. Diante dos resultados obtidos, concluímos que as atividades atuais da supervisão escolar devem ser inovadoras, criativas e dinâmicas, frente aos desafios postos pela educação, e que a ação de refletir sobre suas práticas educativas para o avanço dos alunos. Concluímos também que os supervisores e professores entrevistados estão conscientes de que o desenvolvimento de práticas reflexivas por parte dos professores e demais envolvidos ajudará todos a melhorar suas práticas pedagógicas, o hábito de refletir sobre o que se faz o que se deve fazer para melhorar, o que erramos o que podemos fazer para melhorar, o papel desempenhado pelos supervisores escolares junto à comunidade escolar, especialmente quando se refere ao processo ensino-aprendizagem. As contribuições de apoio e parceria, interação, organização, coordenar as atividades reflexivas, e estimular o professor a desenvolver atividades de reflexão, provocar desafios e de acordo com as afirmações dos participantes da pesquisa constatamos que os supervisores escolares têm realizado formações continuadas e acompanhamento das ações pedagógicas, orientação no trabalho pedagógico, provocando, motivando e desafiando os professores a utilizarem sempre as práticas reflexivas em seu cotidiano escolar, quanto às expectativas dos professores em relação aos supervisores são melhoria na educação dos alunos, a orientação, presença constante, acompanhamento pedagógico, formações continuadas.
The present study had as its starting point the study on pedagogical supervision and its contribution in the development of reflection skills by teachers of the initial series in initial formation, a research carried out in the municipality of Nina Rodrigues / MA. The main objective of this work was to investigate how the supervisor's action is reflected in the development of the reflection skills of the teachers in initial formation. It also had specific objectives: to identify the main contributions of School Supervision in the reflexive development of teachers; characterize the performance of the school supervisor; identify the concept of Supervision (questionnaire / teacher); analyze the teacher's conception of the supervisor's contribution to the development of reflexivity in his practices; characterize the teachers participating in the study in socio-professional terms; identify strategies where municipal supervisors develop practices of reflexive actions by the teachers of the municipal network; Investigate teachers' expectations regarding supervisors in the municipality. We organized a field research with five supervisors / coordinators and five teachers in initial training who work in the municipal education network. For this to happen, we interviewed the five supervisors / coordinators and five teachers at headquarters and in the field to analyze their performance and how pedagogical supervision contributes to the development of reflection skills of the teachers in formation on their educational practices. Our analysis allowed us to conclude that school supervision is of great value in the activities that reflect on the teachers' performance, allowing, therefore, to contribute positively to the reflexive practices carried out. Given the results obtained, we conclude that the current activities of school supervision should be innovative, creative and dynamic, facing the challenges posed by education, and that the action of reflecting on their educational practices for the advancement of students. We also conclude that supervisors and teachers interviewed are aware that the development of reflective practices by teachers and others involved will help everyone to improve their pedagogical practices, the habit of reflecting on what is done to improve, the that we miss what we can do to improve the role played by school supervisors in the school community, especially when it comes to the teaching-learning process. The contributions of support and partnership, interaction, organization, coordinate reflective activities, and stimulate the teacher to develop reflection activities, provoke challenges and according to the affirmations of the participants of the research we verified that the school supervisors have carried out continuous training and monitoring of the pedagogical actions, orientation in the pedagogical work, provoking, motivating and challenging teachers to always use reflexive practices in their daily school life, how the expectations of teachers in relation to supervisors are, improvement in the education of students, orientation, constant presence, accompaniment pedagogical, continuing education.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: especialização em supervisão pedagógica apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/9071
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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