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Title: Conceções sobre a escrita na Educação Pré-escolar
Authors: Costa, Inês Macedo
Advisor: Coelho, Sonia Catarina Gomes
Keywords: Educação Pré-Escolar
Linguagem escrita
Issue Date: 19-Jul-2019
Abstract: A linguagem humana constitui um sistema simbólico que permite ao Homem exercer a capacidade inata de se exprimir e de comunicar com os outros, ao mesmo tempo que se realizam aprendizagens, organizando o pensamento. A aquisição da linguagem pela criança tem como condição necessária os estímulos que a mesma adquire do meio circundante/envolvente, configurando-se, assim, a linguagem como uma construção social. Desde muito cedo que as crianças se questionam e colocam hipóteses sobre as marcas da escrita que as rodeiam, em termos de funções, características e relações com o oral, associando a estas hipóteses as suas representações acerca da utilidade da linguagem escrita. São as chamadas conceções precoces sobre a escrita, fator educativamente determinante para o processo de abordagem/aprendizagem, já no Jardim de Infância. Neste contexto, o conhecimento acerca das conceções sobre a escrita em Educação Pré-Escolar apresenta-se como uma solução do combate ao insucesso escolar relativo à descoberta da linguagem escrita, pois, quantas mais experiências e atividades relacionadas com esta competência forem oferecidas às crianças, mais elas estarão aptas no processo de ensino/aprendizagem da mesma. É neste âmbito que surge o presente relatório, em que é apresentada uma componente teórica que contém a definição de linguagem escrita, a abordagem desta na Educação PréEscolar, as concetualizações sobre a escrita, o papel do Educador nesta fase de aprendizagem e também uma análise das Orientações Curriculares relativamente à parte desta competência. A parte prática deste trabalho relata o contexto educativo da Prática de Ensino Supervisionada e as atividades aí desenvolvidas. De seguida, apresenta-se um estudo transversal realizado por observação direta, direcionado a crianças de 4, 5 e 6 anos de idade, por forma a perceber as suas conceções sobre a escrita. Na sequência do estudo realizado, descrevem-se ainda algumas atividades desenvolvidas à posteriori com as crianças de modo a promover a escrita.
Human language constitutes a symbolic system that allows to execute the innate ability to express and communicate with others, while learning, organizing and reorganizing thoughts. Language acquisition by children has, a necessary condition, the stimulus that they receive from the surrounding environment, configuring, that way, the language as a social construction. Since an early age, children wonder and question about writing marks that surround them, about their function, characteristics and relation to oral communication, hypotheses, wich relating to their representation about the utility of the written language, are an essential educational factor for the learning approoch, since kindergarden. In this context, the knowledge on writing concepts in Pre-school Education is presented as a solution for school failure related to the discovery of written language that can become irrecoverable if we depreciate this process. It is in this context that the present report appears, wich presents a theorical component that holds the definition of written language, its approach in Pre-Primary Education, the conceptualizations on writing, the role of the Educator in this phase of the learning process and, also an analysis of the Curricular Guidelines related to this expertise. The pratical part of this work reports the Educational context of Supervised Teaching Practice’s and the activities performed during it. Thereafter, it is presented a transversal study done by direct observation, headed to children aged between 4,5 and 6 years old, in order to understand their concepts about writing. Following the study done, there is a description of some activities developed “ a posteriori” with children so that writting can be promoted.
Description: Relatório de Estágio de feição dissertativa com vista à obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/9488
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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