Ser feliz é?: a perceção da felicidade em estudantes universitários e sua relação com o bem-estar psicológico e saúde geral

Data
2019-07-26
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Resumo
Sendo a felicidade um conceito subjetivo e por isso, de difícil definição, tem sido um assunto pouco estudado. Por essa razão o seu estudo torna-se necessário e fundamental, com vista a ser compreendido como o constructo é percebido e quais os fatores que o determinam, no sentido de serem desenvolvidos programas de intervenção promotores da felicidade. Assim torna-se relevante avaliar os fatores psicológicos que predizem a felicidade. O presente estudo tem como objetivo analisar compreensivamente a perceção dos estudantes universitários acerca da felicidade. A investigação consistiu em 427 participantes estudantes universitários de diversos cursos, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos de idade, de uma instituição universitária da zona norte do país. Os sujeitos foram solicitados a responder a um questionário de dados sociodemográficos, e a três questões de resposta aberta do Inventário de Felicidade Eudaimónica e Hedónica validado para a população portuguesa (Freire e Tavares, 2011). Os resultados desta investigação ajudaram a compreender o conceito que os estudantes têm sobre a sua felicidade atribuindo-lhes diferentes sentidos e significados. Todavia, através da análise do discurso emergiram duas categorias mais evocadas: o amor próprio e o sucesso/realização pessoal e profissional. Além disso, os resultados demonstraram também que a saúde, a família, as relações interpessoais, o suporte familiar e social assim como também a situação financeira, são aspetos reconhecidos e importantes na vida dos estudantes. Em conclusão, os resultados do presente estudo reforçam a importância da necessidade de elaboração de programas de promoção da felicidade, de modo a que a sociedade consiga construir e usufruir de uma melhor forma a felicidade.
Happiness is a subjective concept and hard to define and that’s why it hasn’t been considerably studied. For this reason, its study is needed and essential to understand as the construct is perceived and what factors determine, sense of being to include intervention programs that promote happiness. Thus it becomes relevant to evaluate the psychological factors that predict happiness. The following study aims to considerably analyze the perception of university students about happiness. The investigation has a sample of 427 university students from several courses, with ages between 18 and 30 years, from an institution from the north of the country. The subjects will answer a socio-demographic data questionnaire and three questions of open answer from the Eudaimonic and Hedonic Happiness Inventory (Freire & Tavares, 2011). The results of this research are a concept of ossuola that have about their happiness attributing different meanings and meanings to them. Also, through the discourse analysis, two more evoked categories emerged: love and personal / professional success / promotion. In addition, the results have been shown to be health, family, interpersonal relationships, family and social support, as well as financial capacity, motivation and importance in the students' lives. In conclusion, the results of the present study reinforce the importance of the need to design programs to promote happiness, so that society can build and enjoy happiness in a better way.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
Palavras-chave
felicidade , significado de vida
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