Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9879
Title: A relação entre os estilos de gestão de conflito Professor-Aluno, a personalidade e a gestão de eficácia em sala de aula
Authors: Ribeiro, Andreia Catarina Cunha
Advisor: Monteiro, Ana Paula dos Santos
Mourão, Elisete Maria Rodrigues Correia
Keywords: Personalidade
Gestão de conflitos
Issue Date: 27-Feb-2020
Abstract: As diferenças de personalidade constituem um dos fatores conducentes ao conflito, bem como influenciam o modo como os indivíduos interpretam o conflito vivenciado e a gestão do mesmo. A revisão de literatura sugere que os estilos de gestão de conflitos são em grande parte definidos pela personalidade. A presente investigação tem como objetivo geral contribuir para aumentar o conhecimento das questões da gestão de conflito entre professor-aluno. A amostra é constituída por 278 professores do ensino básico e secundário com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos. Foram utilizados como instrumento de avaliação um Questionário sociodemográfico, a escala NEO-FFI e a escala Gestão de conflito Professor-Aluno. Os resultados sugerem que o sexo teve um efeito estatisticamente significativo e de pequena dimensão no estilo Evitamento, no estilo Submissão, bem como no estilo Compromisso. A investigação apresenta algumas limitações, como a utilização exclusiva de questionários de autorresposta na análise das variáveis em estudo. Em relação a pistas futuras, podemos sugerir a investigação dos traços de personalidade com mais detalhe e associados aos estilos de gestão de conflito numa população mais abrangente, e como estes podem afetar as relações.
Personality differences constitute one of the factors leading to conflict, as well as influencing the way individuals interpret the conflict experienced and the management of it. The literature review suggests that conflict management styles are largely defined by personality. The general objective of this research is to contribute to increasing knowledge of the issues of conflict management between teacher-student. The sample consists of 278 primary and secondary school teachers with ages ranging from 20 to 64 years. A socio-demographic questionnaire, the NEO-FFI scale and the teacher-student conflict management scale were used as an evaluation tool. The results suggest that gender had a statistically significant effect and small dimension in the style of avoidance, in the style submission, as well as in the style commitment. The investigation presents some limitations, such as the exclusive use of self-response questionnaires in the analysis of the variables under study. In relation to future clues, we can suggest the investigation of personality traits in more detail and associated with conflict management styles in a broader population, and how these can affect the relationships.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10348/9879
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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