Relatório de Estágio

dc.contributor.advisorSaavedra, Francisco José Félixpt_PT
dc.contributor.authorAzevedo, João Filipe Pintopt_PT
dc.date.accessioned2021-05-26T14:13:19Z
dc.date.available2021-05-26T14:13:19Z
dc.date.issued2021-03-02
dc.descriptionRelatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douropt_PT
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico é a última etapa da formação de mestrado e é o momento onde o estudante vivencia pela primeira vez a realidade de lecionar e entrar em contacto com os alunos da escola. Todo este processo até aqui foi de aprendizagem crescente de modo a que os mestrandos concluam o processo académico com a máxima aprendizagem possível para que no futuro possam aplicar os mesmos conhecimentos aos seus alunos para eles serem mais hábeis e capazes. O presente documento insere-se na Unidade Curricular do Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este mesmo, retrata toda a atividade por mim desenvolvida enquanto professor estagiário durante o ano letivo, e também, uma reflexão crítica acerca de todas as experiências vivenciadas. O relatório está organizado inicialmente pela “Introdução”, que serve de contextualização do documento e de seguida divide-se em cinco capítulos: o primeiro é o “Enquadramento Pessoal”, onde é feita uma apresentação acerca da minha vida desportiva e académica, bem como a minha ligação com esta área, e também as expectativas que tinha para esta fase final da minha formação do mestrado. O segundo é o “Enquadramento Institucional” que caracteriza o contexto em que se insere o estágio, o grupo de educação física, núcleo de estágio, recursos e a turma que lecionei. O terceiro capítulo é relativo às “Atividades De Ensino-Aprendizagem” onde é apresentado o planeamento anual, unidade didática, plano de aula, prática de ensino supervisionada, estratégias utilizadas, atividades de formação e de relação escola/meio. O quarto capítulo diz respeito aos mecanismos de avaliação. No quinto capitulo é onde faço uma reflexão final de todo o processo do estágio pedagógico. Para finalizar o relatório, incluo as referências bibliográficas e os anexos. A Prática de Ensino Supervisionada é a etapa com mais importância deste ciclo, pois é onde colocamos em prática todos as nossas aprendizagens enquanto futuros professores, e é deveras onde vamos primeiramente vivenciar de perto a experiência mais real das nossas vidas, portanto deve ser feita com dedicação e prazer para que no futuro a nossa base de sustentação enquanto professor seja enorme.pt_PT
dc.description.abstractThe Pedagogical Internship is the last step of the master degree and it is the moment where the student lives for the first time the reality of lecturing and getting in touch with pupils from the school. So far, all this process has been made of growing learning in a way that master degree students can conclude the academic process with the best learning possible in order to pass those knowledges to their future students so that they can become more skillful and capable. The present document is inserted on the Internship Curricular Unity, integrated on the syllabus of the second cycle in Physical Education Teaching on either Basic and Secondary Teaching, in the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. This document portraits the whole activity developed by me, as a trainee teacher during the school year and also a critical reflection about all the experiences lived. The report is organized initially by the introduction, which is a contextualization of the document which is divided into five chapters: the first one is the “Personal Framework”, where a presentation about my sports and academic life and my connection with this area is made, as well as the expectations I had in mind to this final stage of my master degree education. The second one is the “Institutional Framework” which features the context in which the internship is inserted, the physical education group, the core of internship, the resources and the class I lectured. The third chapter is related to the “Teaching-learning activities” where the annual plan, didactic unity, lesson’s plan, supervised practice of teaching, used strategies and school/environment activities are presented. The fourth chapter approaches the “evaluation mechanisms”. The fifth chapter is where I provide a final reflection about all the pedagogical internship process. To finish the report, I include the bibliographic references as well as the attachments. The Supervised Practice of Teaching is the stage with most importance in this cycle, given that it is where we put into practice all our knowledge as future teachers, and it is indeed where we will first closely live the most real experience of our lives, therefore it should be done with commitment and pleasure so that in the future our livelihood base as a teacher can be enormous.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/10436
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectEstágio Pedagógicopt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 3 de 3
A carregar...
Miniatura
Nome:
Diss João Filipe Pinto Azevedo.pdf
Tamanho:
2.02 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Nome:
Val João Filipe Pinto Azevedo.pdf
Tamanho:
658.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Nome:
Dec João Filipe Pinto Azevedo.pdf
Tamanho:
756.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: