Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

dc.contributor.advisorAranha, Agata Cristina Marquespt_PT
dc.contributor.authorSilva, Mónica Elisabete Dias dapt_PT
dc.date.accessioned2021-08-05T14:28:17Z
dc.date.available2021-08-05T14:28:17Z
dc.date.issued2021-07-27
dc.descriptionRelatório de Estágio, apresentado à UTAD, como requisito para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no plano de estudos do 2.º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O Estágio Pedagógico apresenta-se como a última etapa da formação inicial do docente, na qual, o estudante é, pela primeira vez, confrontado com a realidade. É um longo trajeto, com diversas aventuras e imprevistos que o professor estagiário atravessa, sendo a reflexão crucial para o seu desenvolvimento profissional. Realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos - Felgueiras, sendo a única professora estagiária, na qual o professor cooperante acompanhou-me em todo o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O documento apresentado, tendo como propósito a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física, espelha o caminho percorrido durante um ano letivo completo, rico em experiências pessoais e reflexões, sendo o suporte de toda a prática. Todas estas fases do relatório foram acompanhadas de um enquadramento teórico para fundamentar tudo o que foi tratado. Em suma, é relevante realçar que o estágio pedagógico acarreta uma enorme importância na formação de professores, pois permite colocar em prática tudo aquilo que adquirimos, em anos anteriores, sendo que num contexto real nem sempre as coisas são tão simples e isso é que nos faz evoluir e tornar-nos melhores profissionais.pt_PT
dc.description.abstractThis report comes in the framework of the Pedagogical Training, integrated in the Master’s degree study programme of Teaching Physical Education of Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The teaching practice presents itself as the last stage of the initial training and is the space where the student is, for the first time, faced with reality. It’s a long way, filled with adventures and unforeseen situations, being the decisive reflection to the students professional growth. It took place at the Basic and Secondary School Dr. Machado de MatosFelgueiras, and the internship group was composed by three students and one cooperating teacher who followed the whole development of teaching-learning process. The presented documented, has as the main goal the acquisition of a Master’s Degree in Teaching Physical Education, reflecting the path covered during a complete school year, rich in personal experiences and reflections, being the support of the whole practice. All the phases of the report were accompanied by a theoretical framework to support everything discussed. In short, it is relevant to emphasize that the pedagogical internship has an enormous importance in teachers’ training, because it allows to put into practice everything that we acquired in previous years, since in a real context things are not always so simple and that is what makes us evolve and become better professionally.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/10638
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestricted accesspt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectEstágio Pedagógicopt_PT
dc.titleRelatório da Prática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 3 de 3
Nome:
Rel Mónica Elisabete Dias da Silva.pdf
Tamanho:
14.32 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Nome:
Dec Mónica Elisabete Dias da Silva.pdf
Tamanho:
514.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Nome:
Val Mónica Elisabete Dias da Silva.pdf
Tamanho:
94.44 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: