Relatório da prática de ensino supervisionada

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Resumo

Este documento consta na unidade programática do Estágio Integrado no 2.º ciclo do Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O objetivo base deste relatório é descrever e refletir sobre todas as atividades desenvolvidas como docente durante o ano de estágio. A prática docente supervisionada é o momento final do plano de aprendizagem e talvez o momento mais importante. É quando colocamos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos nossos estudos e nos desafiamos num contexto de vida real. Permite que se reflita sobre as nossas habilidades pessoais de ensino, bem como desenvolver outras habilidades como professor. Desde modo, iremos apresentar o relatório da Prática de Ensino Supervisionada de uma forma estruturada e dividida numa sequência lógica e temporal. No início fazemos um Enquadramento de todo o nosso processo enquanto docentes, onde consta a contextualização do ambiente e, de seguida, abordarei as experiências vivenciadas e todos os aspetos essenciais neste processo de ensino-aprendizagem, ilustrando tarefas realizadas, problemas e dificuldades encontradas e posteriormente as suas estratégias de resolução. Será ainda descrito um estudo exploratório e todas as tarefas elaboradas durante a Prática de Ensino Supervisionada que foram essenciais no decorrer de todo o processo de lecionação das aulas, neste Estágio Pedagógico. Como reflexão iremos mostrar as situações que nos colocaram à prova em todo o ano de estágio e no papel de professores: as dificuldades, limitações, problemas e constrangimentos, assim como as estratégias de resolução, tendo em vista melhorias no futuro. O nosso percurso como Professores de Educação Física depende das nossas vivências e da forma como as nossas estratégias resultam ou não, pois só assim haverá evolução neste processo ensinoaprendizagem e na medida do desenvolvimento do ramo da docência como Professor de Educação Física.
This document is part of the curriculum of the Integrated Internship in the 2nd cycle of Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. The main objective of this report is to describe and reflect on all activities carried out as a teacher during the internship year. Supervised teaching practice is the final moment of the learning plan and perhaps the most important moment. It is when we put into practice all the knowledge acquired throughout our studies and challenge ourselves in a real-life context. It allows us to reflect on our personal teaching skills as well as develop other skills as a teacher. Therefore, we will present the report of the Supervised Teaching Practice in a structured manner, divided into a logical and temporal sequence. At the beginning, we provide an overview of our entire teaching process, including the contextualization of the environment, and then I will address the experiences and all essential aspects in this teaching-learning process, illustrating tasks performed, problems and difficulties encountered, and subsequently their resolution strategies. An exploratory study and all tasks elaborated during the Supervised Teaching Practice that were essential throughout the teaching process in this Pedagogical Internship will also be described. As a reflection, we will showcase the situations that challenged us throughout the internship year and in the role of teachers: the difficulties, limitations, problems, and constraints, as well as the resolution strategies, aiming for improvements in the future. Our journey as Physical Education Teachers depends on our experiences and how our strategies result, as only through this will there be evolution in this teaching-learning process and in the development of the teaching profession as a Physical Education Teacher.

Descrição

Palavras-chave

Educação Física , Prática de Ensino Supervisionada , Processo Ensino-Aprendizagem , Estratégias de Docência , Estágio

Citação