Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

dc.contributor.advisorVaz, Luis Miguel Teixeirapt_PT
dc.contributor.advisorPires, Josépt_PT
dc.contributor.authorBraga, Tiago Rafael Ribeiropt_PT
dc.date.accessioned2022-04-21T10:33:29Z
dc.date.available2022-04-21T10:33:29Z
dc.date.issued2022-01-21
dc.descriptionRelatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douropt_PT
dc.description.abstractO presente documento surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários e refere-se ao Estágio Pedagógico realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária Morgado de Mateus, e tem como finalidade descrever todo o trabalho desenvolvido enquanto Professor Estagiário de Educação Física, tal como uma reflexão crítica sobre a experiência pedagógica e pessoal em contexto escolar. O estagiário esteve inserido no Núcleo de Educação Física, sendo orientado pelo Professor Cooperante José Pires e pelo Professor Orientador Luís Vaz na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um amplo período de experiências, onde o professor estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos anteriores e, conjuntamente, valida todas essas competências. A orientação e colaboração do Professor Cooperante José Pires foi fundamental para todo este processo, porque desde logo atribuiu uma turma do ensino secundário durante todo o ano letivo que esteve sobre a responsabilidade do professor estagiário. O estágio pedagógico é uma peça funda mental na aprendizagem de um futuro Professor. As vivências, as dificuldades, as conquistas que o Professor Estagiário vai experienciar são essências para o futuro do mesmo. No final do estágio pedagógico as competências do Professor Estagiário são bem mais e mais aperfeiçoadas que no início. O contacto com os alunos e docentes mais experientes ajuda o Professor Estagiário a ensinar com sucesso, mas também a prever algumas adversidades que possam vir a acontecer, tal como a saber resolvê-las. Após a conclusão do ano de estágio, resultaram um conjunto de experiências e conhecimentos que proporcionaram a aprendizagem de competências essenciais para o desenvolvimento enquanto futuro professor de Educação Física. Foram imensas as dificuldades e dúvidas encontradas ao longo do ano, dificuldades estas que me fizeram evoluir e desenvolver diversas competências uteis para a profissão. Termino todo este percurso com um sentimento de dever cumprido, uma vez que consegui estimular e transmitir todos os meus conhecimentos aos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis document arises within the scope of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education and refers to the Pedagogical Internship carried out in the academic year 2020/2021 at the Morgado de Mateus Secondary School, and aims to describe all the work developed as a Teacher Physical Education Intern, as well as a critical reflection on the pedagogical and personal experience in a school context. The trainee was part of the Physical Education Nucleus, being supervised by the Cooperating Professor José Pires and by the Guiding Professor Luís Vaz at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The Supervised Teaching Practice reflects a broad period of experiences, where the trainee teacher puts into practice all the knowledge acquired over the previous years and, together, validates all these skills. The guidance and collaboration of Cooperating Professor José Pires was fundamental for this whole process, as he immediately assigned a secondary school class throughout the school year that was under the responsibility of the trainee teacher. The pedagogical internship is a fundamental piece in the learning of a future teacher. The experiences, the difficulties, the achievements that the Intern Professor will experience are essential for his future. At the end of the pedagogical internship, the Intern Teacher's skills are much more and more perfected than at the beginning. The contact with the most experienced students and teachers helps the Trainee to teach successfully, but also to foresee some adversities that may happen, as well as to know how to solve them. After completing the internship year, a set of experiences and knowledge resulted that provided the learning of essential skills for the development as a future Physical Education teacher. There were immense difficulties and doubts encountered throughout the year, difficulties that made me evolve and develop several useful skills for the profession. I end this whole journey with a feeling of accomplishment, since I managed to stimulate and transmit all my knowledge to the students.pt_PT
dc.identifier.tid202981100pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/11163
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopen accesspt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.titleRelatório da Prática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesispt_PT
dspace.entity.typePublicationen
Ficheiros
Principais
A mostrar 1 - 3 de 3
A carregar...
Miniatura
Nome:
Rel 202981100.pdf
Tamanho:
19.82 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Nome:
Val 202981100.pdf
Tamanho:
152.13 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Nome:
Dec 202981100.pdf
Tamanho:
241.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: