A influência das aulas de Educação Física na aptidão física dos alunos

dc.contributor.advisorAranha, Ágata Cristina Marques
dc.contributor.advisorSeco, Pedro Miguel Gonçalves Santos
dc.contributor.authorConceição, José Carlos Gonçalves Carneiro Trindade
dc.date.accessioned2016-11-14T15:26:12Z
dc.date.available2016-11-14T15:26:12Z
dc.date.issued2016-11-14
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundáriopt
dc.description.abstractNa sociedade actual, as crianças e os adolescentes são cada vez mais “vítimas” do excesso de peso e da obesidade. A educação física apresenta-se como uma área do ensino que, entre outros objetivos, procura combater o excesso de peso, cada vez mais generalizado, através da melhoria da aptidão física dos alunos e da criação de hábitos desportivos. No seguimento desta ideia, o presente estudo visa perceber se de facto as aulas de educação física têm uma influência efetiva na aptidão física dos alunos ou se isto é apenas um mito. Selecionámos 65 alunos, dispersos por 3 turmas diferentes e aplicámos a bateria de testes do Fitnessgram - tivemos apenas em consideração o teste relativo à aptidão aeróbia - no início do 1º período (pré-teste) e em meados do 2º período (pós-teste). Após tratamento e análise dos dados foi possível concluirmos que as aulas de educação física têm uma influência positiva na aptidão física dos alunos - 71,2% dos alunos deste estudo melhoraram a sua aptidão física. Outro factor por nós abordado foi a influência da frequência semanal das aulas nessa mesma alteração da aptidão física dos alunos. Verificámos que, contrariamente ao que seria expectável, a percentagem de alunos que melhoraram com frequência semanal de 1 vez (75%) não foi inferior; pelo contrário, foi superior à percentagem dos que têm uma frequência semanal de 2 vezes (70%). No entanto, para surpresa nossa, a parte mais interessante deste estudo estaria nos alunos que pioraram do pré para o pós-teste. Observámos que, de todos os alunos que pioraram, 64,71% eram atletas federados. Pelo facto do nosso estudo não nos fornecer dados concretos que nos permitam justificar estes números, sentimos a necessidade de terminar este artigo propondo alguns estudos futuros que nos permitam esclarecer de forma mais clara alguns resultados obtidos.pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/6818
dc.language.isoporpt
dc.rightsopen accesspt
dc.subjectEducação físicapt
dc.subjectEnsino básicopt
dc.subjectEnsino secundáriopt
dc.subject.udc796(043)pt
dc.subject.udc371.38(043)pt
dc.titleA influência das aulas de Educação Física na aptidão física dos alunospt
dc.typemaster thesispt
dspace.entity.typePublicationen
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