A influência das aulas de Educação Física na aptidão física dos alunos
dc.contributor.advisor | Aranha, Ágata Cristina Marques | |
dc.contributor.advisor | Seco, Pedro Miguel Gonçalves Santos | |
dc.contributor.author | Conceição, José Carlos Gonçalves Carneiro Trindade | |
dc.date.accessioned | 2016-11-14T15:26:12Z | |
dc.date.available | 2016-11-14T15:26:12Z | |
dc.date.issued | 2016-11-14 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário | pt |
dc.description.abstract | Na sociedade actual, as crianças e os adolescentes são cada vez mais “vítimas” do excesso de peso e da obesidade. A educação física apresenta-se como uma área do ensino que, entre outros objetivos, procura combater o excesso de peso, cada vez mais generalizado, através da melhoria da aptidão física dos alunos e da criação de hábitos desportivos. No seguimento desta ideia, o presente estudo visa perceber se de facto as aulas de educação física têm uma influência efetiva na aptidão física dos alunos ou se isto é apenas um mito. Selecionámos 65 alunos, dispersos por 3 turmas diferentes e aplicámos a bateria de testes do Fitnessgram - tivemos apenas em consideração o teste relativo à aptidão aeróbia - no início do 1º período (pré-teste) e em meados do 2º período (pós-teste). Após tratamento e análise dos dados foi possível concluirmos que as aulas de educação física têm uma influência positiva na aptidão física dos alunos - 71,2% dos alunos deste estudo melhoraram a sua aptidão física. Outro factor por nós abordado foi a influência da frequência semanal das aulas nessa mesma alteração da aptidão física dos alunos. Verificámos que, contrariamente ao que seria expectável, a percentagem de alunos que melhoraram com frequência semanal de 1 vez (75%) não foi inferior; pelo contrário, foi superior à percentagem dos que têm uma frequência semanal de 2 vezes (70%). No entanto, para surpresa nossa, a parte mais interessante deste estudo estaria nos alunos que pioraram do pré para o pós-teste. Observámos que, de todos os alunos que pioraram, 64,71% eram atletas federados. Pelo facto do nosso estudo não nos fornecer dados concretos que nos permitam justificar estes números, sentimos a necessidade de terminar este artigo propondo alguns estudos futuros que nos permitam esclarecer de forma mais clara alguns resultados obtidos. | pt |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10348/6818 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | open access | pt |
dc.subject | Educação física | pt |
dc.subject | Ensino básico | pt |
dc.subject | Ensino secundário | pt |
dc.subject.udc | 796(043) | pt |
dc.subject.udc | 371.38(043) | pt |
dc.title | A influência das aulas de Educação Física na aptidão física dos alunos | pt |
dc.type | master thesis | pt |
dspace.entity.type | Publication | en |
Ficheiros
Principais
1 - 1 de 1
A carregar...
- Nome:
- msc_jcgctconceição.pdf
- Tamanho:
- 1.37 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format