Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório tem como objetivo expor a minha experiência no estágio pedagógico no ano letivo 2019/2020, inserido no 2º ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, Vila Real. Esta experiência concretizou-se na Escola Secundária Morgado de Mateus estando no papel de professor cooperante o professor Carlos Pires, de orientador a professora doutora Ágata Aranha e coorientador o professor doutor Rui Ferreira e as turmas do 11º A, 11º B e 12ºA. Neste relatório, exponho a tarefas desenvolvidas no decorrer do estágio e as experiências/sentimentos que vivi em cada tarefa ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Neste documento falo inicialmente no enquadramento, seguido das tarefas a desenvolver no estágio pedagógico. Numa terceira parte abordo atividades propostas na escola onde eu participei e, de seguida, exponho as minhas vivências no ensino a distância (E@D) (provocado pela pandemia Covid-19), mesmo que fora dos parâmetros previstos de avaliação. Por último, destaco as reflexões finais deste ciclo. O estágio permitiu-me sentir e viver a realidade da profissão de professor e o relatório de estágio possibilitou-me a exposição desses sentimentos e vivências.
This report aims to expose my experience in the pedagogical internship in the 2019/2020 academic year, inserted in the 2nd year on 2nd cycle in physical education teaching in basic and secondary education at the Universidade de Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This experience took place at Escola Secundária Morgado de Mateus, with cooperating teacher Carlos Pires, Professor Ágata Aranha as advisor and co-advisor Professor Rui Ferreira and the classes 11thA, 11thB and 12thA. In this report I expose the tasks developed during the internship and the experiences/feelings in each task over the course of academic year as a trainee teacher on Physical Education. In this document I speak initially about the framework, followed by the tasks to be developed in the pedagogical internship. In a third part I discuss activities proposed at the school where I participated and, in a last part, I expose my experiences in distance learning (caused by the Covid-19 pandemic), even if outside the expected evaluation parameters. The intership allowed me to feel and live the reality of the teaching profession and the internship report allowed me to expose these feelings and experiences.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Ensino-Aprendizagem
Citação