Relatório de Estágio no Sport Clube Vila Real, no escalão de Juniores A (sub_19), na época desportiva 2019/2020

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Resumo
O presente documento expõe relatório de estágio curricular realizado no Sport Clube Vila Real, no escalão de Juniores A (sub_19), na época desportiva de 2019/2020, no âmbito do mestrado em ciências do desporto, com especialização em jogos desportivos coletivos, pela Universidade de Trás os montes e alto douro. Os trabalhos apresentados têm com objetivos a exposição detalhada do contexto de intervenção, da definição de objetivos da equipa e clube, da organização e execução do processo de treino, e por fim, do controlo e análise do produto e processo de treino, bem como, de outros temas estudados. A época de realização do estágio foi parcialmente condicionada e revelou-se excecional devido ao desenvolvimento de um contexto não favorável à prática do futebol em virtude da pandemia de COVID19. A relação entre as unidades de treino previstas e concretizadas teve um balanço negativo (- 28,7%). O PSE médio foi de 15,5, sendo que a avaliação de média de treino se fixou nos 4,40 pontos. Em termos de volume de treino, verificou-se um balanço negativo entre a previsão inicial de volume planeado e a concretização (- 28,7%). Em termos gerais, 80,3% do volume planeado concretizado revelou-se como volume real de prática, ficando 19,6% dedicados a instrução e transição de exercícios. A média de sessão de treino foi de 72,3 minutos. Ao nível dos métodos de treino, ocorreu uma maior utilização de MEP (37,1%) e (36,2%), sendo que os exercícios de Manutenção de Posse de Bola (15,5%) e o de Circuito (10,3%) foram os mais utilizados. Por outro lado, ao nível do volume de treino nos diferentes momentos de jogo, a organização ofensiva (45%), a organização defensiva (21,7%) e a transição defensiva (19,4%) foram os momentos com maior indecência de trabalho. No período pré-competitivo, ocorreu uma maior utilização de MPG (38,7%) e MEPG (36,8%) comparativamente ao MEP (24,5%), enquanto que, no período competitivo, ocorreu uma maior utilização dos MEPG (36,1%) e MEP (39,6%) comparativamente ao MPG (24,3%). Foram realizados menos 31% dos jogos inicialmente previsto, tendo a equipa obtido 16 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. A relação entre os golos marcados-sofridos fixou-se no 40, com uma média de golos marcados por jogo superior a 3 golos (3,5). A nível geral, o volume máximo de jogo fixou-se nos 1878 minutos, e avaliação média de jogo nos 4,3 pontos. Em termos competitivos, a equipa finalizou o campeonato no 2ºlugar com menos 1 jogo (e menos 2 pontos) que o 1ºclassificado, ficando ainda por disputar as meias finais da taça distrital. O sistema 1-4-3-3 foi o mais utilizado pela equipa, e por outro lado, os adversários optaram em grande em grande escala pela utilização do sistema 1-4-3-3, sendo motivo de destaque as diversas utilizações de sistema com linhas defensivas de mais de 4 elementos (1-5-4-1 e 1-5-3-2). Foram ainda realizadas as avaliações de diversas variáveis antropométricas, psicológicas e de aptidão. Em suma, a excecionalidade do contexto de conclusão da época não permitiu cumprir na totalidade todos os objetivos propostos, sendo de destacar a enorme capacidade de adaptação dos intervenientes.
This document sets out the report related to the curricular internship held at Sport Clube Vila Real, in the Juniors “A” category (U19), in the 2019/2020 sports season, as part of the process of obtaining a master's degree in sports science , specializing in collective sports games, by the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The work presented aims to provide detailed exposure of the intervention context, the definition of team and club objectives, the organization and execution of the training process, and finally, the control and analysis of the product and training process, as well as, other topics studied. The time of the internship was partially conditioned and proved to be exceptional due to the development of a unfavorable context to the practice of football due to the pandemic of COVID19. The relationship between the planned and completed training units had a negative balance (- 28.7%). The average PSE was 15.5, and the average training evaluation was 4.40 points. In terms of training volume, there was a negative balance between the initial forecast of planned volume and completion (-28.7%). In general terms, 80.3% of the planned volume achieved proved to be a real volume of practice, with 19.6% dedicated to instruction and transition between exercises. The average training session was 72.3 minutes. In terms of training methods, there was a greater use of MEP (37.1%) and (36.2%), with Ball Possession exercises (15.5%) and Circuits (10, 3%) were the most used. On the other hand, at the level of training volume at different moments of play, the offensive organization (45%), the defensive organization (21.7%) and the defensive transition (19.4%) were the moments with greatest work indecency. In the pre-competitive period, there was a greater use of MPG (38.7%) and MEPG (36.8%) compared to MEP (24.5%), whereas, in the competitive period, there was a greater use of MEPG (36.1%) and MEP (39.6%) compared to the MPG (24.3%). Less than 31% of the games initially planned were played, with the team having 16 wins, 1 draw and 3 losses. The relation between the goals scored-conceded was fixed at 40, with an average of goals scored per game over 3 goals (3.5). At the general level, the maximum game volume was fixed at 1878 minutes, and the average game rating at 4.3 points. In competitive terms, the team finished the championship in the 2nd position with 1 game less (and 2 points less) than the 1st classified, and still remaining to play the semi-finals of the district cup. The 1-4-3-3 system was the most used by the team, and on the other hand, opponents opted on a large scale to use the 1-4-3-3 system, however it is worth mentioning the various uses of the system with defensive lines of more than 4 elements (1-5-4-1 and 1-5-3-2). Evaluations of several anthropometric, psychological and aptitude variables were also carried out. In short, the exceptionality of the context at the end of the season did not allow all of the proposed objectives to be fully fulfilled, with the enormous capacity for adaptation of the actors to be highlighted.
Descrição
Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
Palavras-chave
Futebol , Formação
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