O professor e a sua prática educativa: uma abordagem reflexiva

Data
2014-09-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório é o reflexo da prática pedagógica enquanto professor estagiário na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco – Vila Real no ano letivo 2012/13. Procura-se que traduza não só o trabalho docente desenvolvido durante o ano de estágio mas seja também uma análise crítica desse mesmo trabalho. Os conteúdos científicos lecionados são fundamentados através de uma revisão bibliográfica, tanto no âmbito da Biologia (Noções básicas de hereditariedade), como da Geologia (Estrutura interna da Terra). Os modelos pedagógicos utilizados durante a lecionação são também alvo de revisão bibliográfica. As unidades didáticas lecionadas foram planificadas tendo em conta uma metodologia construtivista como também a aprendizagem cooperativa, através da aplicação de estratégias e recursos didáticos diversificados. A análise reflexiva, no que respeita às metodologias implementadas e resultados obtidos, é feita criticamente de forma a contribuir para o crescimento profissional e pessoal do professor estagiário. Para além de dados teóricos apoia-se também em dados recolhidos em diferentes momentos da lecionação de alguns conteúdos, os quais são analisados comparativamente com o objetivo de verificar a eficácia das metodologias. Expressam-se ainda as conclusões resultantes da prática pedagógica.
The following report is a reflection of the pedagogical practice as a trainee teacher in Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real in the academic year 2012/13. It is intended to describe not only the teaching work developed during the internship year but is also a critical analysis of that work. The scientific content taught are grounded through a literature review, both within the Biology (Basics of heredity), as of Geology (Internal structure of the Earth). The pedagogical models used during the classes are also bibliographically revised. The teaching units taught were planned taking into account the cooperative learning through the application of a variety of teaching strategies and resources. The reflective analysis, with regard to methodologies implemented and results obtained, is critically made so as to contribute to the professional and personal growth of the trainee teacher. In addition to theoretical data, it is also supported on data collected at different times of the teaching process, which are comparatively analyzed in order to verify the effectiveness of the methodologies. The conclusions resulting from the pedagogical practice are also expressed on this report.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo, do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Prática pedagógica , Aprendizagem cooperativa , Didática , Biologia , Geologia
Citação