Estudo sobre a influência da prática do ténis de mesa no tempo de reação simples e complexa: comparação entre praticantes da modalidade e não praticantes de desporto

Data
2016-07-25
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2014/2015, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este relatório divide-se em duas partes, a primeira relativa ao estágio pedagógico e a segunda ao estudo desenvolvido. No que concerne ao estágio pedagógico, transmito o conjunto de experiências que me acompanharam como Professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, descrevo as atividades realizadas as dificuldades sentidas, as estratégias, os recursos e as soluções utilizadas que me permitiram desenvolver as minhas competências enquanto docente. Esta parte, após uma breve contextualização, estrutura-se em três áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem; as tarefas de estágio de relação Escola-Meio; a reflexão da prática pedagógica; Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, a segunda parte deste documento contempla um estudo sobre a influência da prática do ténis de mesa no tempo de reação simples e complexa. Participaram neste estudo n=36 sujeitos, dos quais 18 eram atletas de ténis de mesa do Desporto Escolar e 18 eram alunos que não praticavam qualquer tipo de desporto. A avaliação do tempo de reação simples e complexa foi realizada através do software reaction time (v.2.0). Os procedimentos estatísticos utilizados foram: o mínimo, o máximo, a média, o desvio padrão e recorreu-se à determinação de estatísticas não paramétricas (teste U de Mann Whitney e coeficiente de correlação de Spearman). Os principais resultados e conclusões obtidas nesta pesquisa foram os seguintes: O grupo dos praticantes apresenta resultados mais baixos relativamente ao tempo de reação do que o dos não praticantes; Os sujeitos mais novos apresentaram um melhor tempo de reação simples; Os tempos de reação simples e complexa melhoram com o aumento do tempo de prática; Verifica-se uma associação positiva entre a prática do ténis de mesa e o tempo de reação.
This document appears with the aim of designing my experience as a trainee teacher during the school year 2014/2015, to pedagogic stage, housed under the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education at the Trás-os-Montes and Alto-Douro University, Vila Real. This report is divided into two parts, the first relating to pedagogic stage and the second to the developed study. Regarding the pedagogic stage, I describe the set of experiences that accompanied me as trainee Teacher of Physical Education. Through a critical and conscious process, i describe the realized activities, the difficulties felt, the strategies, the resources and solutions used that allowed me to develop my skills as a Teacher. This part, after a brief contextualization, it is divided into three areas of intervention, they are: the trainee teacher's tasks in the teaching-learning process; the reflection of pedagogical practice; the tasks of school-Medium ratio. To consolidate my academic development, the second part of this document include a study on the influence of the practice of Table Tennis in the Simple Reaction Time and Complex. The sample consisted of n = 36 subjects, of whom 18 were Table Tennis athletes and 18 were students who did not practice any kind of sport. Evaluation of simple and complex reaction time was performed using the reaction time software (v.2.0). The statistical procedures used were the minimum, maximum, average, standard deviation and appealed to the determination of nonparametric statistics (Mann Whitney U test for and Spearman correlation coefficient). The main results and conclusions obtained in this study were as follows: The practitioners group had lower results in relation to reaction time than the non-practicing; Younger subjects showed better simple reaction time; The simple and complex reaction times improve with practice time increase; There is a positive association between the practice of table tennis and reaction time
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Ténis de mesa , Estágios pedagógicos
Citação