Vinculação aos pares, autoestima e bullying: um estudo em adolescentes do 3º ciclo

Data
2017-03-03
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A vinculação aos pares tem vindo a ser evidenciada na literatura como fator protetor face ao envolvimento em comportamentos de bullying. Sendo o ambiente escolar um contexto privilegiado de estabelecimento de vínculos fora do seio familiar é também nele que os adolescentes se envolvem em comportamentos de violência escolar. Adolescentes cujos sentimentos de confiança e segurança são escassos nas relações com os outros significativos assumem por vezes uma atitude negativa face ao ambiente escolar, manifestando dificuldades de ajustamento capazes de o conduzir à prática de comportamentos disruptivos no seio do mesmo. O presente estudo procura testar o efeito preditor da vinculação aos pares nos diversos comportamentos de bullying, assim como, testar o papel moderar do sexo na associação anterior. A amostra foi constituída por 351 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos de idade Para a recolha de dados recorreu-se a um questionário sociodemográfico, ao Inventory of Parent and Peer Attachment e ao Questionário de Exclusão Social e Violência Escolar. Os resultados apontam para a existência de um efeito preditivo da vinculação aos pares nos comportamentos de vitimização, não se verificando um efeito moderador do sexo nesta associação. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, considerando a relevância da vinculação aos pares enquanto fator protetor para comportamentos desadaptativos na adolescência.
Peer attachment has been seen as a protecting factor against bullying behavior. The school environment is the preferential context to establish bonding outside the familiar context so it is in the school environment that the adolescent gets involved in school violence. Adolescents whose trust and security issues are enormous and whose relations may face some negative upcoming towards the school environment which may manifest in adjustment difficulties that may end up with disruptive behavior towards this school environment. The present study tries to test the predictor effect of peer attachment on different bullying conduct, as well as testing the mediating role of gender on the same association. The sample consists in 351 individuals of both genders, with ages between 12 and 17. The data collection was managed by a sociodemographic questionnaire, the Inventory of Parent and Peer Attachment, the Social Exclusion and School Violence Questionnaire and the Rosenberg’s Self-Esteem Scale. The results show the existence of a peer attachment predictive effect on victimization but no existence of a moderator effect of gender in this association. The results will be discussed and analyzed as the attachment theory, in order to understand the importance of peer attachment as a protecting factor of maladaptive behavior during adolescence.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Vinculação , Bullying , Género , Adolescência
Citação