Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8424
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Andrade, Adriana Sofia Gomes
Advisor: Garrido, Nuno Domingos
Keywords: Estágio pedagógico
reflexões
processo de ensino-aprendizagem
Issue Date: 19-Feb-2018
Abstract: O presente relatório enquadra-se no âmbito do estágio pedagógico, que dá por concluso o 2º ciclo em Ensino de Educação nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, doravante siglada UTAD. Realizado na Escola Secundária de Paços de Ferreira por orientação do professor Carlos Rodrigues e a professora Joana Rodrigues, segundo supervisão do Professor Nuno Garrido da UTAD. Deste modo, o estágio pedagógico surge como etapa final do ensino superior, onde se veem aplicados os conhecimentos adquiridos numa situação prática e real. Propondo-se um trabalho de planeamento, intervenção e reflexão da prática profissional quotidiana, confrontado com a necessidade constante de procurar e efetivar soluções para os mais diversos problemas com que se depara regularmente o exercício da profissão. Nesta conformidade, este relatório descreve todas as vivências experienciadas durante o estágio, apresentando diversas reflexões sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo; bem como, a apreciação de todo o trabalho executado. No decurso do mesmo, o professor estagiário teve como função planear, realizar e avaliar o desempenho curricular dos seus alunos. Por conseguinte destes três parâmetros foi demonstrada uma reflexão das dificuldades sentidas, e estratégias de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
This report is part of the pedagogical stage, which marks the end of the 2nd cycle in higher education in Basic and Secondary Education, at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, hereafter UTAD. Held at the Secondary School of Paços de Ferreira in guidance of teacher Carlos Rodrigues and teacher Joana Rodrigues, with supervision of teacher Nuno Garrido of UTAD. In this way, the pedagogic stage appears as the final stage of higher education, where the acquired knowledge is applied in a practical and real situation. It suggests a work of planning, intervention and reflection on the daily professional practice, confronted with the constant need to seek and to effectively give solutions for the most diverse problems with which the practice of the profession is regularly faced. On this bases, this report describes all the perceptions experienced during the stage, presenting several reflections on the activities developed during the school year; as well as the evaluation of all the work executed. In the course, the trainee teacher had the function of planning, performing and evaluating the curricular performance of his students. Consequently by these three parameters was demonstrated a reflection of the felt difficulties, and strategies to improve the teaching-learning process.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8424
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório-de-estágio-Sofia.pdf588,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.