Influência dos métodos de ensino analítico unilateral, analítico bilateral e situacional nas habilidades coordenativas e técnicas do futsal

Data
2017-11-28
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Resumo
O presente estudo avaliou o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades coordenativas entre pré-teste e pós-teste, através do KTK, norteado pela aferição do IMC e maturação sexual (Tanner), a partir da aplicação de protocolos experimentais, baseados nos métodos de EAT analítico unilateral, analítico bilateral e situacional ao futsal, em 12 semanas. O IMC apurado em todos os grupos teve suas médias dentro da normalidade. A maturação sexual foi predominante entre o segundo e quarto estágio (Tanner). A aplicação das 12 semanas do protocolo experimental nos Grupos GAU, GAB e GS promoveu melhorias estatisticamente significativas na coordenação motora, sendo portanto, um meio eficaz para o aperfeiçoamento e desenvolvimento destas. A comparação inter-grupos apresentou significância estatística para GS.
The present study evaluated the development and improvement of the pre-test and post-test coordinate skills through KTK, guided by BMI measurement and sexual maturation (Tanner), based on the application of experimental protocols based on analytical EAT unilateral, bilateral and situational futsal analysis at 12 weeks. The BMI found in all groups had their mean values within normal limits. Sexual maturation was predominant between the second and fourth stages (Tanner). The application of the 12 weeks of the experimental protocol in the GAU, GAB and GS Groups promoted statistically significant improvements in motor coordination and, therefore, an effective means for their improvement and development. The intergroup comparison presented statistical significance for GS.
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Palavras-chave
Capacidades coordenativas , Futsal , Métodos de ensino-aprendizagem , Treinamento
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