Relatório prática de ensino supervisionada

Data
2018-11-08
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório que aqui se apresenta, descreve o estágio pedagógico e as atividades desenvolvidas e realizadas na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz no ano letivo 2017/2018, inserido no Mestrado de Enino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O estágio teve diferentes níveis operacionais, solicitando diversas competências e comportamentos que serão expressos no decorrer do relatório, tendo por base o conhecimento científico, procurando refletir o processo do professor estagiário, expressando as vivências, conhecimentos e competências verificadas, assim como as principais dificuldades e metodologias adotadas que leva ao nosso desenvolvimento. Para uma melhor contextualização e interpretação do processo ocorrido, o relatório tem uma sequência lógica dos acontecimentos, com o objetivo de demonstrar as reflexões e análises críticas realizadas, de forma a avaliar as aprendizagens verificadas. A estruturação do relatório assenta nos seguintes capítulos: contextualização do estágio pedagógico, expetativas e objetivos do estágio pedagógico, enquadramento contextual, prática de ensino supervisionada, atividades de integração no meio e atividades de participação na vida da escola. Numa primeira fase será descrito a contextualização do estágio pedagógico, a sua importância, sendo que de seguida abordaremos as expetativas e objetivos do mesmo. Após isto iremos fazer um enquadramento contextual, fazendo a caracterização da escola que me recebeu neste processo, sobre os mais variados intervenientes, incluindo a turma atribuída. Nos capítulos seguintes relata-se e analisa-se de forma crítica e construtiva, os processos utilizados, abordando as vantagens e desvantagens, assim como, os conhecimentos e competências adquiridas. O último capítulo diz respeito às considerações finais ao estágio pedagógico que foi realizado, finalizando com as referências bibliográficas que foram o suporte científico para todo este processo.
The report presented here describes the pedagogical stage and the activities developed and carried out at the Basic and Secondary School of Santa Cruz in the 2017/2018 school year, inserted in the Master's Degree in Physical Education in Basic and Secondary Education of the University of Trás- os-Montes and Alto Douro (UTAD). The internship had different operational levels, requesting several competences and behaviors that will be expressed during the report, based on scientific knowledge, trying to reflect the process of the trainee teacher, expressing the experiences, knowledge and skills verified, as well as the main difficulties and methodologies that lead to our development. For a better contextualization and interpretation of the process, the report has a logical sequence of events, with the purpose of demonstrating the critical reflections and analyzes carried out, in order to evaluate the verified learning. The structure of the report is based on the following chapters: contextualization of the pedagogic stage, expectations and objectives of the pedagogic stage, contextual framework, supervised teaching practice, integration activities in the environment and participation activities in school life. In a first phase will be described the contextualization of the pedagogic stage, its importance, being that next we will approach the expectations and objectives of the same one. After this we will make a contextual framework, characterizing the school that received me in this process, on the most varied players, including the assigned class. In the following chapters, the processes used are discussed and analyzed in a critical and constructive way, addressing the advantages and disadvantages, as well as the knowledge and skills acquired. The last chapter concerns the final considerations to the pedagogical stage that was accomplished, ending with the bibliographical references that were the scientific support for this whole process.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
estágio pedagógico , educação física , professor estagiário , processo ensinoa-prendizagem , reflexão , análise
Citação