Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9537
Title: As páginas web no ensino profissional
Authors: Fernandes, Marta Pipo
Advisor: Escola, Joaquim José Jacinto
Keywords: CSS
Java Script
Ensino
Issue Date: 20-Sep-2019
Abstract: O presente relatório de estágio visa apresentar a descrição da prática de ensino supervisionada no ensino profissional do Curso Técnico Multimédia, no Agrupamento de Escolas Morgado Mateus em Vila Real. O desenvolvimento de páginas WEB revela-se componente essencial a qualquer currículo de formação na área de multimédia. Ensinar aos alunos os princípios da programação constitui um desafio que requer reocupação por parte do professor. O processo de ensino-aprendizagem desenvolveu-se tendo por base a criação de páginas WEB, utilizando a linguagem CSS - Cascading Style Sheets, para melhorar o aspeto das páginas e na linguagem Java Script, para dar mais interatividade às páginas. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório assentou nos seguintes objetivos gerais: promover a autonomia e responsabilidade dos alunos; estimular a pesquisa autónoma; estimular o pensamento crítico e a criatividade. Nos Relatos de Prática de ensino supervisionada procurou-se fazer uma descrição e reflexão crítica sobre a prática docente em contexto de estágio, salientando a integração de metodologias e de estratégias diversificadas que levaram os alunos a envolverem-se de facto no processo de aprendizagem.
This research intends to present a description of the supervised teaching practice (aka internship/traineeship) in the professional course of Multimedia Technician in Agrupamento de Escolas Morgado Mateus in Vila Real. The development of WEB pages reveals to be essential to any curriculum in the multimedia field. To teach the students the principles of programing is a challenge to the teacher. The process of the teaching development has its roots in the creation of WEB pages, using the Java Script language to provide more interactivity to those pages. Therefore, the intervention depicted in this report is based on the following aims: to promote the autonomy and the responsibility of the students; to stimulate the self-research; and the critical thinking and the creativity. In the reports of the supervised teaching practice the goal was to make a description of the critical reflection on the teaching practice in the traineeship context, bringing out the integration of methodologies and different strategies that lead the students to get really involved in the teaching process.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/9537
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta Pipo Fernandes.pdf5,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.