Relatório da prática de ensino supervisionada

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento insere-se na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este, surge com o objetivo de narrar todas as práticas vivenciadas e todo o trabalho desenvolvido pelo professor estagiário, ao longo do ano letivo 2019/2020. O referido Estágio foi realizado na Escola Básica de Lamaçães, em Braga, sob a orientação da professora cooperante Anabela Lopes e do professor orientador Jorge Soares, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A turma era composta por 21 alunos, sendo 11 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Faziam parte da turma três alunas com necessidades especiais, sendo esta, a deficiência auditiva. Este relatório surge através da compilação de documentos e trabalhos realizados durante o ano letivo, sendo estes relativos à última etapa, à Prática de Ensino Supervisionada. É uma experiência fundamental para as nossas aptidões serem desenvolvidas. O relatório estará divido em partes respetivas aos documentos que foram elaborados durante esta experiência escolar. O relatório seguinte encontra-se dividido em 5 áreas de intervenção, um enquadramento pessoal, a analise do contexto, o desenvolvimento e tarefas do estágio, as atividades escolares e por fim as reflexões finais. Concluindo assim, serão expostos os momentos que causaram mais dificuldades e qual foi o caminho percorrido através de uma atividade reflexiva que me permitiu elaborar certas estratégias para ultrapassar cada desafio, sendo o resultado positivo ou negativo. A Prática de Ensino Supervisionada é a etapa mais importante porque permite-nos, enquanto estagiários, desenvolver as nossas habilidades no processo ensino, que serão um pilar base e fundamental para a carreira de Professor de Educação Física.
This document is part of the Curricular Unit - Internship, integrated in the study plan of the 2nd cycle in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This comes with the objective of narrating all the practices experienced and all the work developed by the trainee teacher, throughout the academic year 2019/2020. This Internship was held at the Escola Básica de Lamaçães, in Braga, under the guidance of the cooperating professor Anabela Lopes and the supervising professor Jorge Soares, from the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The class consisted of 21 students, 11 of whom were female and 10 were male. Three students with special needs were part of the class, this being the hearing impairment. This report comes through the compilation of documents related to the last stage, Supervised Teaching Practice, and it can even be said that it is through this phase that we are able to put all knowledge, practical and theoretical learning into action in a real context, that of the school. Therefore, it is a fundamental experience for our skills to be developed. The report will be divided into blocks, corresponding to the documents that I was preparing during this school experience. The following report is divided into 5 areas of intervention, a personal framework, the analysis of the context, the development and tasks of the internship, the school activities and finally the final reflections. In conclusion, will be expose the moments that caused the most difficulties and what was the path taken through a reflexive activity that allowed me to develop certain strategies to overcome each challenge, whether positive or negative. Supervised Teaching Practice is the most important step because it allows us, as interns, to develop our skills in the teaching process, which will be a basic and fundamental pillar for the career of a Physical Education Teacher.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Prática de Ensino Supervisionada , Educação Física
Citação