A influência das aulas de Educação Física na aptidão física dos alunos

Data
2016-11-14
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Na sociedade actual, as crianças e os adolescentes são cada vez mais “vítimas” do excesso de peso e da obesidade. A educação física apresenta-se como uma área do ensino que, entre outros objetivos, procura combater o excesso de peso, cada vez mais generalizado, através da melhoria da aptidão física dos alunos e da criação de hábitos desportivos. No seguimento desta ideia, o presente estudo visa perceber se de facto as aulas de educação física têm uma influência efetiva na aptidão física dos alunos ou se isto é apenas um mito. Selecionámos 65 alunos, dispersos por 3 turmas diferentes e aplicámos a bateria de testes do Fitnessgram - tivemos apenas em consideração o teste relativo à aptidão aeróbia - no início do 1º período (pré-teste) e em meados do 2º período (pós-teste). Após tratamento e análise dos dados foi possível concluirmos que as aulas de educação física têm uma influência positiva na aptidão física dos alunos - 71,2% dos alunos deste estudo melhoraram a sua aptidão física. Outro factor por nós abordado foi a influência da frequência semanal das aulas nessa mesma alteração da aptidão física dos alunos. Verificámos que, contrariamente ao que seria expectável, a percentagem de alunos que melhoraram com frequência semanal de 1 vez (75%) não foi inferior; pelo contrário, foi superior à percentagem dos que têm uma frequência semanal de 2 vezes (70%). No entanto, para surpresa nossa, a parte mais interessante deste estudo estaria nos alunos que pioraram do pré para o pós-teste. Observámos que, de todos os alunos que pioraram, 64,71% eram atletas federados. Pelo facto do nosso estudo não nos fornecer dados concretos que nos permitam justificar estes números, sentimos a necessidade de terminar este artigo propondo alguns estudos futuros que nos permitam esclarecer de forma mais clara alguns resultados obtidos.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Ensino básico , Ensino secundário
Citação