Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8385
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Camilo, Luís Miguel Cabral
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Estágio Pedagógico
Educação Física
Reflexão
Aprendizagem
Issue Date: 21-Feb-2018
Abstract: O presente relatório pretende descrever as atividades elaboradas e desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Domingos Rebelo, no ano letivo 2016/2017. Neste, apresentar-se-á uma apreciação crítica e reflexiva do trabalho efetuado nas diversas tarefas realizadas ao longo do ano letivo. A intervenção no contexto real de ensino ocorreu em diferentes níveis operacionais, tendo diversas intencionalidades e solicitando diferentes competências que serão expressas no decorrer do relatório. Para uma melhor sistematização e contextualização do processo ensino-aprendizagem ocorrido, o relatório foi organizado seguindo uma sequência lógica dos acontecimentos, de modo a facilitar a sua leitura e compreensão. O relatório contempla sete partes fundamentais, sendo que no primeiro capítulo são abordadas as expetativas iniciais do estágio e a sua relação com as experiências realmente vividas. O segundo capítulo é uma área essencialmente descritiva relativamente ao contexto escolar, com o intuito de compreender o contexto onde ocorreu a prática letiva. Avançando para o terceiro capítulo, este consiste na descrição do trabalho desenvolvido nas turmas onde ocorreu a prática de ensino supervisionada, incidindo numa análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento, realização e avaliação. Na análise a este ponto, são abordadas as dificuldades sentidas e formas de resolução para uma organização e gestão da prática letiva eficaz. Já no quarto capítulo é apresentado o trabalho desenvolvido na observação de aulas que decorreu ao longo do ano letivo, focando a importância e contributo desta tarefa no desenvolvimento de competências essenciais nesta etapa de formação. Por sua vez, os últimos três capítulos referem-se às atividades que foram desenvolvidas na comunidade escolar que ultrapassam o âmbito da prática letiva, efetuando-se uma reflexão crítica sobre as tarefas e competências adquiridas. Por fim, o último ponto reserva-se às considerações finais, onde destaca-se a importância das atividades realizadas e de que forma contribuíram para aquisição de competências ao longo do estágio pedagógico.
This present report aims to describe the activities developed during the pedagogical intership, held at “Escola Secundária Domingos Rebelo”, in the academic year of 2016/2017. In this report, it will be presented a critical appreciation of the work carried out in the various task done throught the academic year. The intervention in the real context of teaching occured in diferent operational levels, having several intentions and requesting diferente competences that will be expressed in the course of the report. For a better systematization and contextualization of the teaching-learning process occured, the report was organized following a logical sequence of events, in order to facilitate their reading and understanding. The report contains seven key parts, being that the first chapter will be addressed to the initial expectations of the intership and its relation with the experiences actually lived. The second chapter is essentially an descriptive area of the school context, in order to understand the context where the learner pratice occured. Moving on to the third chapter, this one consistis in the description of the work developed in the classes where the supervised teaching pratice took place and focuses on a reflexive analysis of the pedagogical pratice at planning, realization and evaluation level. In the analysis of this point, it will be describe the difficulties experienced and ways of solving for an effective organization and management of the teaching practice. In the fourth chapter is presented the work developed in class observation, focusing on the importance and contribution of this task in the development of essential skills in this stage of our training. The last three chapters refer to the activities that were developed in the school community that go beyond teaching practice, where a critical reflection on the tasks and competences acquired is carried out. Lastly, the las point is reserved for the final considerations, where I highlight the importance of the activities carried out and how they contributed to the acquisition of skilss throught the intership.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8385
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório da PES - Luís Camilo.pdf
  Until 2021-03-22
775,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.