A atividade física e os resultados escolares em estudantes do 2º e 3º ciclo do ensino básico

Data
2019-01-18
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Resumo
Enquadramento: Nas últimas décadas, a Atividade Física, para além dos benefícios implícitos na saúde, tem sido apontada como um veículo importante no desenvolvimento cognitivo das crianças e jovens. Objetivos: Esta dissertação de mestrado teve como principal objetivo verificar se estudantes que praticam Atividade Física Extracurricular revelam melhores resultados escolares comparativamente com os que não praticam. Nesta temática, procuramos ainda analisar a relação dos resultados escolares com outras variáveis como o sexo, tempo de estudo, tempo de TV e videojogos e tipo e tempo de prática de Atividade Física Extracurricular. Metodologia: A amostra contemplou 462 estudantes voluntários (45% rapazes e 55% raparigas), do 2º (59%) e 3º Ciclo do Ensino Básico (41%). Para a recolha da informação necessária ao estudo foi elaborado e aplicado um questionário online (Google Forms), consultado o registo de avaliação do segundo período, bem como, a recolha presencial dos dados antropométricos (massa corporal e estatura) dos estudantes participantes. Resultados: Os resultados indiciaram que: i) Os estudantes que praticam Atividade Física Extracurricular revelam melhor média de resultados escolares relativamente aos que não praticam; ii) As raparigas revelam melhor média de resultados escolares, despendem mais tempo a estudar e revelam menor tempo de TV e vídeo jogos; iii) Os estudantes com um maior tempo de estudo revelam melhores médias de resultados escolares; iv) Os estudantes que despendem mais tempo na prática de Atividade Física Extracurricular não têm menores médias de resultados escolares, nem um menor tempo de estudo; v) Os estudantes com maior tempo de TV e vídeo jogos demonstraram um menor tempo de estudo e menores médias de resultados escolares; e vi) As médias de resultados escolares diferem de acordo com o tipo de Atividade Física Extracurricular. Conclusões e Implicações Práticas: Os nossos resultados suportam a importância de um estilo de vida ativo e da presença da atividade física regular e extracurricular nas crianças e jovens estudantes, sugerindo que poderá ser um fator importante na melhoria dos resultados escolares.
Background: In the last decades, Physical Activity, beyond the implicit health benefits, has been identified as an important vehicle for the cognitive development of children and young people. Objectives: This master's dissertation had as main objective to verify if students who practice Extracurricular Physical Activity reveal better school results compared to those that do not practice. In this theme, we also try to analyze the relation between school results and other variables such as gender, study time, TV time and video games and type and time of extracurricular physical activity practice. Methodology: The sample included 462 students (45% boys and 55% girls), the second (59%) and the third cycle of basic education (41%). In order to collect the necessary information for the study, an online questionnaire (Google Forms), was consulted the second period evaluation record, as well, the physical collection of the anthropometric data (body mass and height) of the participating students. Results: The results indicated that: i) Students who practice Extracurricular Physical Activity show a better average of school results compared to those who do not practice; ii) Girls show better average school results, spend more time studying and show less TV and video games time; iii) Students with a longer study time reveal better average school results; iv) Students who spend more time in the practice of Extracurricular Physical Activity do not have lower average school results, neither a shorter study time; v) Students with longer TV and video games demonstrated a shorter study time and lower averages od school results; e vi) The average of school results differ according to the type of Extracurricular Physical Activity. Conclusions and Practical Implications: Our results support the importance of an active lifestyle and the presence of regular physical activity and extracurricular in children and young students, suggesting that it may be an important factor in improving school results.
Descrição
Dissertação de mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Resultados escolares , exercício físico , crianças , adolescentes e atividade física extracurricular
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